Gerenciamento de Produção

Exportação de café da Índia deve cair de 10% a 15% em 2012

Redução da safra local e desaceleração da demanda europeia são apontadas por executivo como as causas da queda

Agência Estado

As exportações de café da Índia no próximo ano devem cair entre 10% e 15% na comparação com 2011 por causa da redução da safra local e da desaceleração da demanda europeia em meio à incerteza econômica, de acordo com um executivo sênior da indústria.

Neste ano, os embarques devem somar 340 mil toneladas. O volume inclui produtos de valor agregado, como café instantâneo, que as companhias indianas exportam depois de fabricá-los a partir do grão verde importado do Vietnã e da Indonésia.

– As encomendas estão baixas, já que não há um aumento significativo dos estoques dos países importadores – informou o presidente da Associação dos Exportadores de Café da Índia, Ramesh Rajah.

O país exporta cerca de dois terços da produção nacional, e metade dos embarques são destinados à Europa, onde a crise econômica forçou os importadores a reduzir seus estoques ao nível mínimo. Itália, Rússia, Alemanha e Bélgica são os maiores importadores de café da Índia.

Traders aguardam o resultado de uma cúpula da União Europeia em 9 de dezembro, quando os líderes da região devem definir medidas para conter a crise.

– Nossa produção parece menor e a quantia disponível para exportação será mais baixa – afirmou Rajah.

Segundo o executivo, a colheita total no ano comercial 2011/2012, iniciado em 1º de outubro, pode ficar abaixo das 322.250 toneladas previstas pelo Conselho de Café por causa da safra menor de arábica. A produção do tipo arábica deve somar entre 90 mil e 95 mil toneladas em 2011/2012, estima Rajah, ante as 104.525 toneladas esperadas pelo conselho.

 

Fonte: http://www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?tit=exportacao_de_cafe_da_india_deve_cair_de_10_a_15_em_2012&id=66592