Café

Expocafé: Yara exibe soluções para fertilização do café

03/06/2014

O Brasil deverá colher na safra 2014 mais de 44 milhões de sacas de café. Minas Gerais responde pela metade desta produção, com expectativa de colheita de cerca de 22 milhões de sacas do produto. Pensando nisso, a Yara, líder do mercado doméstico de fertilizantes, apresentará para os produtores na Expocafé, que ocorre de 4 a 6 de junho em Três Pontas (MG), todo o portfólio de produtos voltados ao setor cafeeiro, além de um Programa Nutricional que garante a melhor qualidade do grão colhido e da bebida que chega à mesa do brasileiro.

“O Programa Nutricional da Yara para o café tem como principal objetivo garantir que a lavoura receba os nutrientes certos para uma melhor produtividade e lucratividade ao agricultor, resultando consequentemente em uma melhor qualidade da bebida que chega ao consumidor final. A planta que recebe uma nutrição equilibrada, com os elementos certos e aplicados em quantidades adequadas, conseguem produzir mais e melhor”, explica Thiago Reis, especialista agronômico da Yara Fertilizantes.

Além do Programa Nutricional, a Yara apresentará seu portfólio completo de produtos voltados para a cultura de café. A linha YaraLiva estará presente com o YaraLiva Nitrabor, que contém cálcio e boro solúveis em água e são fundamentais para o desenvolvimento de flores sadias e viáveis, e nitrogênio, que aumenta o número de gemas floríferas. “O produto é o ideal para o melhor pegamento da florada e é aplicado no solo após a colheita pré-florada do café, que ocorre durante o inverno, de junho a setembro”, conta Reis.

A empresa também levará ao agricultor dois produtos da linha YaraVita: o Zintrac e o Bortrac, que trazem, respectivamente, zinco e boro, dois elementos importantes para a nutrição da cultura do café, que trazem, respectivamente, na maior produtividade na colheita e no crescimento vigoroso das plantas. “Enquanto o Zintrac é aplicado via foliar, o Bortrac tem sua aplicação realizada no solo. A utilização destes dois produtos resulta em uma rápida resposta no desenvolvimento da cultura, garantindo plantas mais bem nutridas e de melhor qualidade, além de uma bebida mais saborosa na mesa do consumidor”, relata Reis.

Na linha YaraMila, a empresa trará o produto 19.04.19, um produto com superior solubilidade, e que libera rapidamente os nutrientes no solo. “Esta solução traz como principal benefício ao produtor a rápida absorção dos elementos necessários para a melhor rentabilidade da lavoura, além da uniformidade na aplicação dos nutrientes”, explica Reis.

Fonte: Agrolink