Soja

Explicações sobre a Soja

A soja é um dos mais antigos produtos agrícolas que o homem conhece.

A soja é usada para a fabricação de tintas, vernizes, resinas, farmacêutica, essências, cosméticos e comestíveis. A soja é um alimento completo que pode perfeitamente contribuir com a redução dos índices de mortalidade por desnutrição. Seu alto teor de ferro é ótimo para combater a anemia. Ela tem várias vantagens sobre as carnes, tais como: não excita os centros nervosos e não aumenta a pressão sangüínea, além de ser utilizada em dietas e nos tratamentos que retardam o processo de envelhecimento.

A soja é um alimento indispensável na alimentação das pessoas desnutridas e anêmicas. Em um quilo de soja, você está ingerindo a quantidade de proteína suficiente para nutrir um adulto por uma semana. Mas tem muitas pessoas que acham a soja amarga, mas isso não passa de uma desculpa, pois como será possível criar vários pratos apetitosos, bonitos e principalmente saudáveis (pois contém grande quantidade de proteína) com a soja.

VALOR NUTRICIONAL DA SOJA

A soja é rica em proteínas, minerais hidratos de carbono, fibras, vitaminas e gordura, mas essas são gorduras não saturadas, ou seja o nosso corpo necessita dessa gordura.

Calorias 141
Cálcio (mg) 83
Gordura (g) 7,3
Fibras (g) 6,1
Ácido Fólico (mcg) 54
Ferro (mg) 3
Potássio (mg) 520
Proteínas (mg) 14
Vitaminas E (mg) 1,1
Zinco (mg) 0,9

VALOR NUTRICIONAL DA SOJA E SEUS DERIVADOS

Proteínas

A quantidade de proteína que a soja contém está em torno de 30 a 45%. Ou seja, 100 gramas de soja temos de 30 a 45% de proteína vegetal. Possui duas vezes mais proteínas do que a carne e uma e meia mais do que o feijão comum.

Gorduras

Depois do amendoim, o Feijão de soja é de alto teor de gordura e de ótima qualidade. Entram em sua constituição ácidos gordurosos não saturados, ácido linoleíco e arquidômico, essencial a alimentação humana.

Hidrato de Carbono

O Feijão Soja tem em torno de 10 a 17% de hidratos de carbono.Porém apenas a quantidade de apenas 2% desta cota é que sob forma de amido absorvível pelo organismo humano. Por esta razão, o Feijão Soja é o alimento excelente para pessoas diabéticas, obesas ou em regimes para perda ou manutenção do peso.

Vitaminas

Em 100 gramas do Feijão Soja encontra-se: caroteno, tiamina ou vitamina B1, riboflavina ou vitamina B2, niacina ou vitamina B3, ácido nicotínico e ácido ascórbico.

Minerais

Para cada 100 gramas de Feijão Soja, seco ou cru, temos 5 gramas de minerais, dentre eles: sódio, potássiom fósforo, ferro, magnésio e zinco. A farinha de soja contém fósforo e cálcio em proporções mais elevadas do que o leite, ou o trigo integral, na proporção de duas vezes mais cálcio e cinco vezes mais fósforo que o leite de vaca.

Fibra

Cada xícara de Feijão Soja cozido contém 3 gramas de fibra. A casca do Feijão Soja é rica em fibra, não dispõe de substâncias nocivas ao organismo, pois não é tóxica.

Propriedades Medicinais da Soja

Os alimentos provenientes da soja são altamente recomendados para a prevenção das seguintes ‘‘doenças’’:

Excesso de colesterol no sangue

Doenças no coração

Doenças do fígado (lesões celulares)

Doenças dos rins

Diabetes

Doenças

Raquitismo

Tuberculose

Doenças da pele

Anemia

Afecções pulmonares

A soja tem varios nutrientes, que previnem contra essas doenças, algumas doenças são causadas por falta de algum nutriente, a soja contem todos os nutrientes que ajudam a prevenir as doenças citadas acima.

ATENÇÃO

A Soja ela ajuda a combater, você nao pode ingerir muita soja, pensando que ela vai curar sua doença, pois não é esse o objetivo deste conteúdo.

SOJA NO BRASIL

No final dos anos 60 a soja teve grande expansão de plantio aqui no Brasil, graças as vantagens e os creditos(redução de preços para o plantio e a conservação da soja) oferecidos pelo governo brasileiro para os produtores não só de soja.

No inicio dos anos 70, devido ao crescimento dos rebanhos bovinos na Europa Ocidental e Estados Unidos, a demanda por soja aumentou, inclusivepara a fabricação de rações. No decorrer dos anos 70 a agricultura no Brasil, sofreu rápidas e profundas transformações, principalmente pelo plantio da soja e da cana-de-açucar, por se tratarem de culturas de exportação. No ano de 1987 o Brasil produzia anualmente 14 mil toneladas , sendo assim o segundo maior produtor de soja no Brasil.

Carne de Soja

Obtida do grão de soja, após o processo de extração do seu óleo, a proteína de soja ou “Carne de Soja” como é popularmente conhecida, é constituída em média de 53 % de proteína de alto valor biológico. Absorve o sabor dos temperos facilmente, e por ser um produto pré-cozido, necessita apenas ser hidratada em água morna por 5 minutos, dispensando cozimento prolongado.

Utilização: por ser extremamente versátil, pode substituir a carne moída em diversas preparações, como Strogonof, feijoada vegetariana, hamburgers, croquetes, picadinhos, recheios, caçarolas, sopas, refogados, etc…

Tabela Nutricional Proteína Texturizada de Soja(Carne de Soja)

Tabela Nutricional por 100 gramas de soja
Calorias 280 Niacina 3,0 mg
Proteínas 53 g Zinco 5,5 mg
Lipídios 1,0 g Potássio 2.200 mg
Glicídios 31 g Cálcio 340 mg
Vitamina B1 0,6 mg Fósforo 700 mg
Vitamina B2 0,33 mg Ferro 8,0 mg
Vitamina B6 0,50 mg Manganês 2,6 mg
Ácido Fólico 0,35 mg Fibras 3,0 g
Acido Pantotênico 0,33 mg Colesterol 0 mg
Biotina 0,07 mg

ÓLEO DE SOJA

O óleo de soja, é mais um produto que é produzido através da soja, esse óleo é usado na cozinha principalmente para fritura dos alimentos(pastéis, sonhos…) também usamos o óleo de soja em saladas, na salada de maionese, por exemplo. Podemos fazer quase todo tipo de comida com o óleo de soja.

No óleo de soja industrializado também é acrescentado Antioxidante Acido Cítrico.

Valor Nutricional do Óleo de Soja Primor® ( 100ml )
Calorias 828
Proteínas 0
Glicídios 0
Lipídios 92
Fibra Alimentar 0

Fonte: amora.cap.ufrgs.br