Defensivos

Experimento nos EUA mostra resistência ao herbicida Dicamba

11/09/2017

Em uma área de 480 acres, no centro-oeste americano, em Monmouth, Illinois, a Monsanto possui um Centro de Estudos e realizou um experimento de treinamento para mostrar como a tecnologia para soja Xtend se comporta. A tecnologia, que ainda não está aprovada no Brasil, possui tolerância aos herbicidas dicamba e glifosato, auxilia no manejo das plantas daninhas, em especial as que já possuem certa resistência aos produtos disponíveis no mercado.

No dia 28 de agosto, um grupo de agricultores e empresários brasileiros acompanharam a visita ao Centro de Estudos da Monsanto para ver os resultados do experimento realizado.

O experimento fez diversos testes para comprovar como a tolerância ao herbicida dicamba ocorre. Em duas áreas – uma com pulverização e outra sem o uso do produto, é possível perceber que ambas tem a mesma aparência, tem a mesma similaridade. Comprovando assim, que a pulverização com dicamba não causou nenhuma fitotoxicidade ou prejuízo para a planta.

De acordo com os dados apresentados, é necessário entender que nem todo o herbicida que possui dicamba pode ser aplicado – caso haja uma mistura, há possibilidade de haver fitotoxicidade.

O dicamba é um herbicida possui o mesmo modo de ação do 2-4 D, porém neste experimento com a soja Xtend também foi constatado que, a aplicação do 2-4 D exibe efeito de fitotoxicidade.

Vídeo abaixo com a demonstração no Centro de Estudos da Monsanto em Monmouth – Illinois

Fonte: Agrolink