Soja

Expedição técnica avalia lavouras

11/03/2014

Expedição técnica avalia lavouras na região de Luis Eduardo Magalhães e segue para Piauí e Maranhão

A Equipe 6 do Rally da Safra inicia, a partir de amanhã, 4ª feira, 12.03, a avaliação de lavouras na região do MAPITOBA (Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia). Os técnicos percorrerão inicialmente propriedades no Oeste da Bahia e, na sexta-feira, seguirão para o Piauí.

O último trecho da Equipe 6 inclui visitas a lavouras na região Sul do Maranhão, no domingo. Os técnicos avaliarão ainda propriedades no Tocantins, encerrando essa etapa em Araguaína.

Na Bahia e Piauí, conforme levantamento da Agroconsult, organizadora da expedição, a estiagem prejudicou as lavouras no início do desenvolvimento, porém, com o retorno das chuvas, as perdas foram minimizadas. A Bahia deverá ter uma produção de 3,4 milhões de toneladas de soja, volume 28% superior ao da safra passada. Já a estimativa para o Piauí é de 1,7 milhão de toneladas, montante 89% maior que o registrado na safra 2012/13.

Já no Maranhão e Tocantins, chuvas regulares favoreceram o bom desenvolvimento das lavouras. O Maranhão deverá colher 1,8 milhão de toneladas de soja, com um aumento de 9% sobre a safra passada. Já a expectativa para o Tocantins é de atingir 1,9 milhão de toneladas, com um crescimento de 26% sobre a safra passada.

A Agroconsult reduziu novamente, na semana passada, a projeção da safra nacional de soja para 89,2 milhões de toneladas (8% acima da safra 2012/13). A área plantada permanece inalterada em 29,7 milhões de hectares (7% maior que a safra 2012/13).

Com relação ao milho, a Agroconsult também revisou sua estimativa, chegando agora a 72,6 milhões de toneladas, sendo 30,4 milhões de toneladas de 1ª safra e 42,2 milhões de toneladas de 2ª safra.

Fonte: Agrolink