Desperdício de Produção

Excelência em café Conilon: Produtores de Vila Valério se reúnem nesta sexta

Com o uso das mais modernas tecnologias nas lavouras cafeeiras, os agricultores de Vila Valério transformaram o município no maior produtor de café Conilon no mundo. Para manter este desenvolvimento, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura (Seag), realiza nesta sexta-feira (19), juntamente com a Prefeitura local, o tradicional Encontro de Cafeicultores, que está em sua 14° edição. O evento será a partir das 12 horas, na Quadra Poliesportiva “Américo Villela”.

Para o encontro são esperados cerca de 250 agricultores familiares da região. Também estarão presentes diversas autoridades, como o secretário de Agricultura, Enio Bergoli, e o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo. Além da discussão dos temas ‘manejo e a nutrição do café Conilon’ e ‘Mercado de Café’, na oportunidade haverá o lançamento do Projeto ‘Conilon Especial VIVA’, que visa à melhoria da qualidade do café Conilon capixaba.

De acordo com o diretor-presidente do Incaper, Evair de Melo, Vila Valério alcançou o posto de primeiro lugar no ranking capixaba, brasileiro e mundial devido à utilização das mais modernas técnicas de manejo da cultura. “Se a média de produtividade estadual está em 26 sacas por hectare, alguns produtores de Vila Valério já alcançam 150 sacas. No município encontra-se o que há de melhor na produção de café Conilon mundial”, afirma.

Para Evair de Melo, o avanço da cafeicultura na região deve-se em grande parte ao trabalho realizado pelo Incaper e a Secretaria Municipal de Agricultura junto aos produtores de Vila Valério. “Encontros como este são importantes para manter os cafeicultores atualizados sobre o que há de mais avançado no setor. Serão discutidos tópicos essenciais para a continuidade do trabalho que vem sendo realizado, sendo que nossa meta atual é a produção de cafés de qualidade superior”, completa.

O extensionista do Incaper, Joventino Vieira Souza, explica o caminho da excelência. “Para promover a melhoria na produtividade e na qualidade do café produzido em Vila Valério, os agricultores familiares da região perceberam a importância da utilização de mudas e de variedades de qualidade, como o Conilon ‘Vitória’, desenvolvido pelo Incaper. Além disso, foram aprimoradas as técnicas de cultivo, como a adubação por meio da análise de solo e o espaçamento adequado da plantação. Para aumentar a produtividade e reduzir o desperdício de água na irrigação, os produtores mudaram o canhão de água para novas formas de irrigar a lavoura como o microjétil, microaspersão e o gotejamento”, conta.

Conilon em Vila Valério

Na última safra, o município ultrapassou a marca de 640 mil sacas de café nas propriedades, que somam uma área de aproximadamente 21 mil hectares. Sendo que 90% dessas propriedades têm como base a agricultura familiar.

Somente o município representa cerca de 8% da produção total de café Conilon do Espírito Santo, que na mesma safra ficou em cerca de 7,6 milhões.

Segundo o extensionista do Incaper, Joventino Souza, a produtividade de café no município era baixa antes do uso de técnicas mais modernas no manejo da lavoura. “Após a implantação dos bons tratos culturais, a produtividade dos cafeicultores aumentou fortemente. Há 12 anos atrás, Vila Valério tinha uma média de produtividade de 9 sacas por hectare, e hoje a produtividade média da cidade alcança as 30 sacas de café por hectare”, completa o extensionista.

Fonte: http://www.jornalvoxpopuli.com.br/?p=3291