Pecuária

Evento reúne mulheres que atuam no campo

Evento reúne mulheres que atuam no campo

  • 7 de setembro de 2017

Evento reúne mulheres que atuam no campo

Promovido pela Nestlé, evento “Juntas em campo” reuniu mais de 200 mulheres envolvidas na produção rural

 Segundo o último censo do IBGE, as mulheres são responsáveis por quase metade da renda familiar no campo (42,4%). O valor já é superior ao das mulheres chefes de família que vivem nas cidades (40,7%).  Além disso, pesquisa realizado pela Fran6 Pesquisa, Abag-Associação Brasileira do Agronegócio e pela PwC sobre o perfil da mulher do agronegócio, entrevistou 301 gestoras rurais entre novembro de 2015 e abril de 2016.

O resultado revelou que 57% das entrevistas participam ativamente de sindicatos e associações rurais, 60% possuem curso superior completo, 69% acessam a internet todos os dias, 88% se consideram independentes financeiramente, sendo que 14% contribuem mais em casa que o parceiro.

Para dar voz e oportunidades a esse público, a Nestlé, que mantém diversos projetos e iniciativas em parceria com produtores rurais da região, realizou, no último dia 26 de agosto sábado, na região do Alto Paranaíba-MG, um dia de campo para mulheres que atuam na área do agronegócio.

O evento “Juntas em campo” reuniu cerca de 200 mulheres – entre produtoras rurais de todos os portes, veterinárias, agrônomas e trabalhadoras rurais – com o objetivo criar um espaço de troca de experiências para fortalecer a atuação delas. Isso porque, apesar da participação cada vez maior e de estarem mais preparadas para gerir a produção rural, a pesquisa da Abag também mostra que 67% das mulheres do agro não veem igualdade no espaço e tratamento dado a elas e aos homens. O estudo revela também que 71% das participantes já teve problemas ao exercer liderança no campo.

A programação do evento, realizada no Sítio do Cedro, em Carmo do Paranaíba, contou com palestras e discussões sobre temas ligados à vivência dessas mulheres, como bem-estar animal e sustentabilidade. Entre as palestrantes estava a atriz Bruna Lombardi, que contou sua trajetória inspiradora como mulher de sucesso.

Além dela, também palestraram Marlene Kaiut, produtora de leite que assumiu a fazenda da família e enfrentou diversos preconceitos, Lívia Magalhães, que apresenta conceitos de bem-estar animal, e Silvia Porto, proprietária da fazenda que receberá o evento e líder do projeto Sítio do Cedro Sustentável. O Bate-Papo Mulheres Fortes também reuniu especialistas e representantes do setor.

“Apesar de já responderem por uma parcela importante do agronegócio nacional e de, serem, muitas vezes, mais capacitadas e preparadas, as mulheres que atuam no campo ainda enfrentam muitos preconceitos e, na maioria dos casos, não têm voz nas decisões que envolvem o setor. Empoderar essas mulheres, dando visibilidade e um espaço para que elas possam, juntas, construir e pensar novas possibilidade e oportunidades para atuar no campo é essencial. É isso que buscamos com essa primeira edição do Juntas em campo”, afirma Taissara Martins, agrônoma e gerente de Desenvolvimento de Qualidade e Fornecedores da Nestlé Brasil.

Fonte: http://www.baldebranco.com.br/evento-reune-mulheres-que-atuam-no-campo/