Milho

Evento reúne especialistas em perdas e desperdícios de alimentos em São Paulo

29/09/15

O pesquisador Murillo Freire da Embrapa Agroindústria de Alimentos participou do Create Tour São Paulo, promovido pela BASF no último mês de agosto. Ele participou de um grupo de trabalho durante o Summit, um espaço de cocriação em busca de soluções para minimizar o problema de perdas e desperdícios de alimentos no Brasil. O Diretor Geral da Organização das Nações Unidas, José Graziano da Silva e a jornalista Rosana Jatobá foram   alguns dos palestrantes do evento.

Em comemoração aos seus 150 anos, a BASF quis reunir cientistas, especialistas, sociedade civil, empresas e poder público para discutir soluções inovadoras para um dos maiores desafios da sociedade: a eficiência e a qualidade dos alimentos. Durante o evento, três grandes desafios sobre a temática foram pauta das discussões: desperdício no consumo, desperdício na cadeia  de grãos e perdas na cadeia produtiva de frutas e hortaliças. “Integrei o time POP Banana para trabalhar a questão  das perdas na cadeia produtiva da banana. Abordamos desde o cenário atual, priorização, escolha e implementação de possíveis soluções. Ao final, apresentamos um desenho esquemático com a proposta”, relata Murillo Freire.  Outros cinco grupos  grupos também apresentaram suas análises e proposições para a questão das perdas e desperdícios de alimentos no Brasil. As melhores ideias serão avaliadas e possivelmente financiadas pela empresa.

O evento Create Tour já passou por Xangai, Mumbai, Nova York, e São Paulo. Até o final do ano, chega a Barcelona e Ludiwigshafen, na Alemanha. “É uma ótima oportunidade para trocarmos ideias e compartilharmos conhecimento com pessoas de perfis tão diversos sobre uma questão fundamental para a sociedade”, conclui o pesquisador.

Aline Bastos (MTB 31.779/RJ)
Embrapa Agroindústria de Alimentos

Telefone: 21-3622-9739

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/