Laranja

Estudos de Elicitores na Indução de Resistência

A produtividade brasileira de citros no Brasil tem sido afetada por duas importantes doenças: Huanglongbing (HLB) e a clorose variegada dos citros (CVC). O HLB é uma doença devastadora, causada por Candidatus Liberibacter spp., que afeta todas as variedades de citros. A CVC, causada pela Xylella fastidiosa, afeta todas as variedades de laranja doce. Essas doenças carecem de medidas efetivas de controle. Considerando o manejo integrado de doenças em plantas, uma estratégia que pode trazer grandes contribuições é a indução de resistência em plantas, um método de ativação dos mecanismos de defesa latentes da planta através de tratamentos prévios com elicitores.

Dentre os compostos que vêm sendo amplamente pesquisados em outros patossistemas, encontram-se a Quitosana e o ácido salicílico, os quais têm demonstrado potencial na indução de respostas de defesa em plantas contra fitopatógenos. Com intuito de avaliar o efeito destes elicitores em plantas de laranja Pêra, estudos estão sendo conduzidos no Centro de Citricultura Sylvio Moreira/IAC envolvendo o tratamento prévio das plantas com a quitosana ou ácido salicílico seguido pelo desafio com as bactérias. As amostras coletadas após a inoculação estão sendo avaliadas quanto a expressão gênica específica, por RT-qPCR, incluindo importantes famílias de fatores de transcrição (como os NPR1, TGA e WRKY) e também dos genes relacionadas à patogêngese.

Posteriormente, será avaliada a expressão gênica global por meio do transcriptoma de plantas de laranja Pêra tratadas ou não com os elicitores e desafiadas ou não com as bactérias. Com isso, pretende-se contribuir com estudos funcionais de genes de defesa dos citros, os quais poderão conduzir ao melhor entendimento dos mecanismos de defesa induzidos pelo tratamento prévio com elicitores contra Ca. L. asiaticus e X. fastidiosa; e também gerar conhecimento que poderá servir à adoção de procedimentos alternativos para o controle das doenças em questão. Responsável: Danila Souza Oliveira Coqueiro, aluna de Doutorado do Curso de Biologia Funcional e Molecular, da Unicamp. Orientação: Marcos A. Machado.

atendimento@agrooceanica.com.br

Data Edição: 31/03/2011
Fonte: Agro-Oceânica Com.Prod. Agropecuários Ltda

http://www.todafruta.com.br/portal/icNoticiaAberta.asp?idNoticia=23603