Estradas em más condições causam prejuízos para produtores de leite

Devido à situação da estrada, os produtores não conseguem levar o leite aos compradores

Da Redação do pe360graus.com

Na cidade de Bom Conselho, no Agreste de Pernambuco, os produtores de leite estão preocupados com a situação das estradas destruídas pelas chuvas. Eles não conseguem levar o produto aos compradores. Por isso, milhares de litros de leite estão sendo jogados fora.

“Anda só desviando. Estou com carro em casa, mas vim de moto, mesmo na chuva, porque senão não passa”, contou o agricultor José Roberto Cavalcante.

Aproximadamente, 160 mil litros de leite saem das propriedades para pequenos laticínios e grandes indústrias. Cerca de 80% dos mais de mil quilômetros das estradas foram danificadas pelas chuvas. “Estamos tentando fazer a recuperação por parte dessas estradas. É um trabalho que esta sendo difícil por causa da continuidade das chuvas”, falou o secretário de Agricultura de Bom Conselho.

Alguns dos consumidores passaram a comprar leite em outros estados, devido a dificuldade do transporte. O produto, que era recolhido dia sim e dia não, passou a esperar mais tempo pelos caminhões. Com isso, 50 mil litros de leite são jogados fora, diariamente.

“A partir do dia 14 de junho, só foi realizado uma coleta até o final do mês”, disse o agricultor José Barbosa. A situação pode piorar ainda mais. No inverno, a expectativa é de que as estradas piorem ainda mais. Por outro lado, o pasto ficará verde, ajudando os animais a produzirem mais leite. O prejuízo pode ficar ainda maior.

fonte: http://pe360graus.globo.com/noticias/economia/agronegocios/2010/07/15/NWS,516839,10,281,NOTICIAS,766-ESTRADAS-CONDICOES-CAUSAM-PREJUIZOS-PRODUTORES-LEITE.aspx