Catálogos técnicos e de produtos

Esterco convertido em energia limpa -Biodigestores

Dakar, Senegal, 21/9/2011 – Barris cuidadosamente colocados fazem fila na porta de muitas casas do bairro de Leona, em Kaolack, cidade de 20 mil habitantes no oeste do Senegal.


São sinais do êxito de um projeto para introduzir o biogás como combustível.O  PNB promove  e apóia a construção de milhares de biodigestores por pedreiros locais.


Mas o que é um biodigestor??? é um equipamento usado para a produção de biogás, uma mistura de gases- cerca de 75% metano e 25% CO2 produzidas por bactérias que digerem matéria orgânica em condições anaeróbicas( em ausência de oxigênio). Na verdade é um reator químico em que as reações químicas tem origem biológica.


A fermentação  fica em uma câmara  onde produz o gás metano que é enviado por tubos para a cozinha ou uma lâmpada.Além do gás os biodigestores produzem fertilizantes.

Cada biodigestor custa entre  US$ 800 e 920 , dependendo do tamanho,  e o governo senegalês subsidia 35% a 50 % do custo, segundo o Ministério de Energia.
O sistema é caro, mas o resultado é vantajoso, pois não se tem mais problema com energia.


A sustentabilidade esta presente neste projeto que envolve meio ambiente e sociedade.No caso, o incentivo do governo esta ocorrendo no Senegal, mas há diversos países que aderem a idéia.


Para quem desconhecia a informação fica a dica!