Laranja

Espécies perenes recomendadas para citros

Para esta situação, deve-se dar preferência para leguminosas perenes não-trepadoras. O desmódio e o estilosante são espécies com potencial para esta aplicação, além do amendoim rasteiro.

 

Amendoim-rasteiro (Arachis sp): Leguminosa perene, rasteira, com rizomas curtos, folhas compostas e flores amarelas. Boa cobertura do solo, muito usada intercalar a culturas perenes, consorciada com grama batatais para pastejo ou em jardins, por ser resistente ao pisoteio e pela beleza da vegetação e das flores. As folhas queimam-se com geadas e secas fortes, mas se recompõem assim que a situação se normalize. Pode ser plantada com sementes (7 a 8 kg/ha) ou mudas (40.000 mudas/ ha espaçadas 50 x 50 cm), em solos livres de invasoras, de outubro a março, respondendo bem a solo fértil e corrigido.

 

As sementes são obtidas peneirando uma camada de 20 cm de solo de área já estabelecida. De difícil estabelecimento, deve-se controlar o mato até o 10º mês. Fixadora de nitrogênio, controla invasoras após estabelecida, porem não resistente a ácaros e nematóides.

 

Fonte: http://www.estacaoexperimental.com.br/documentos/BC_09.pdf