Laranja

Espécies de inverno recomendadas para citros

A adubação verde de inverno é especialmente recomendada para solos muito arenosos, erodidos e com baixa formação de cobertura verde natural. As espécies mais utilizadas em citros são:

 

Aveia-Preta (Avena strigosa Schreb): Gramímea rústica anual, resistente à ferrugem, pulgões, seca e pouco exigente em fertilidade, mas respondendo a adubação. Recomendada em rotação com culturas anuais e intercalar com perenes. Semeadura recomendada de março a junho e manejo com roçadeira, triturador ou dessecamento com herbicidas na fase de grão leitoso aos 120-160 dias, deixando o material sobre a superfície do solo e a área pronta para plantio direto. Atinge a altura de 80 a 130 cm, sendo considerada ótima para pastejo animal, possuindo efeito alelopático à plantas invasoras.

 

Nabo-forrageiro (Raphanus sativus L.): Crucífera anual, herbácea, ereta, ramificada, raiz pivotante profunda, altura de 100 a 180 cm. Alta capacidade de reciclagem de N e P, adaptando-se bem a solos arenosos, desde que não demasiadamente secos, respondendo a solos corrigidos com calcário. De fácil manejo, deve ser manejada aos 120 dias, no pleno florescimento, com roçadeira ou trituradores, porém o corte alto possibilita a rebrota. As sementes ricas em óleo não apresentam dormência, germinando com pouca umidade. As plantas de nabo-forrageiro não se desenvolvem bem no verão, e sua presença ou o material sobre a superfície do solo diminui a infestação de invasoras. A semeadura é difícil devido ao pequeno tamanho.

 

Fonte: http://www.estacaoexperimental.com.br/documentos/BC_09.pdf