Pesca

Espécie de Água Salgada – Agulão Bandeira

Nome Popular Agulhão-bandeira, Agulhão-vela/Atlantic Sailfish
Nome Científico Istiophorus albicans
Família Isthiophoridae
Distribuição Geográfica Regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul (do Amapá a Santa Catarina).
Descrição Peixe de escamas muito pequenas. As características mais marcantes dessa espécie são a grande nadadeira dorsal em forma de vela de barco, o que lhe valeu o nome em inglês sailfish, e o bico em forma de espada. A coloração do dorso é azul escuro, com os flancos e ventre prateados; apresenta faixas verticais ou séries verticais de pintas claras no dorso e nos flancos; as nadadeiras são escuras. Alcança mais de 3m de comprimento total e mais de 60kg.
Ecologia Espécie pelágica, oceânica, podendo ser encontrada em águas costeiras, nos locais mais profundos. Os indivíduos são solitários, mas formam cardumes durante a época reprodutiva. A dieta é constituída por vários organismos, desde peixes oceânicos, como dourados, atuns, peixe voador, e lulas, polvos e crustáceos. Para evitar predadores, costuma levantar a nadadeira dorsal. É um peixe altamente esportivo, proporcionando grandes lutas e saltos espetaculares. Não é muito comercial e dificilmente encontrado nos mercados.
Equipamentos Na captura dessa espécie são utilizados desde equipamentos de pesca oceânica até os médio/pesados para baitcasting; as linhas podem variar entre 10 a 30 lb.
Iscas Iscas naturais como peixes e lulas, usadas na modalidade de corrico. Iscas artificiais, como plugs, também são eficientes.
Dicas A pescaria é mais emocionante quando o peixe é localizado na superfície da água.

 

Fonte: http://www.criareplantar.com.br/aquicultura/lerTexto.php?categoria=51&id=506