Leite

Espanha apresenta plano para o setor do leite de cabra

2 de Junho – 2010

O ministério da Agricultura espanhol vai lançar um pacote de seis medidas para o setor do leite de cabra. O plano de ação foi apresentado no âmbito do I Fórum Nacional dos Caprinos, que se realizou recentemente em Málaga.

Carlos Escribano, responsável pelo departamento de Agricultura e Pecuária, anunciou as grandes medidas nas quais assenta todo o plano de acção para o setor. Estas devem passar pela melhoria da competitividade e qualidade, pela regulamentação sectorial e sanitária, pelo reequilíbrio do mercado, pelo esforço de coesão inter-sectorial, por uma maior transparência de mercado e por um conjunto de ações que visem a conservação, melhoria e o fomento das raças caprinas.

Durante o evento, Carlos Escribano revelou ainda que em 2010 o sector caprino vai receber ajudas directas no valor de 68 milhões de euros, procedentes de fundos nacionais e comunitários.

O responsável do departamento da Agricultura e Pecuária fez também saber que vai ser desenvolvido um sistema de rastreio e qualidade, semelhante ao que já existe para o leite de vaca, bem como programas de controlo das principais doenças que afectam o setor.

Fonte:  http://www.vidarural.pt/news.aspx?menuid=8&eid=5426&bl=1&page=13