Tire suas Duvidas

Escolha a agulha certa

O pecuarista deve escolher com atenção o calibre e o comprimento da agulha para aplicação de medicamentos no gado.

Na aplicação subcutânea, costuma-se usar a agulha 18×10. No entanto, é preciso observar a densidade do líquido e o manejo. Para aplicar uma vacina mais densa com uma agulha comprida e grossa, o animal deve estar bem contido, de forma que o aplicador possa puxar o couro para fazer a perfuração. Segundo o médico veterinário Elci Ferreira, da Pfizer Saúde Animal, isso garante que o produto fique mais distante do furo.

O ETCO (Grupo de estudos em Etologia e Ecologia Animal, da Unesp de Jaboticabal, SP) recomenda, ainda, o uso de agulhas mais curtas, para aplicações em bezerros, e mais compridas, para animais maiores.

Para vacinas menos densas e de menor dose, como a contra carbúnculo (2ml a dose), usa-se agulhas mais finas; para febre aftosa, (5ml a dose), agulhas mais grossas.

Não se esqueça de sempre consultar um médico veterinário.

Mais informações sobre vacinação correta podem ser obtidas no Guia de Boas Práticas de Manejo – Vacinação do Grupo ETCO, disponível para download na seção “Manejo Racional” no site da Beckhauser (http://www.beckhauser.com.br/dicas_manuais.php).

Matéria relacionada
http://www.diadecampo.com.br/zpublisher/materias/Materia.asp?secao=Gestão&id=20592

Fonte: http://www.diadecampo.com.br/zpublisher/materias/Materia.asp?id=24448&secao=Manejo