Notícias

Equipe agro técnica da Cooparaíso participa da 20a edição da Fenicafé em Araguari

06/03/2015

Feira reúne especialistas e apresenta novidades sobre a cafeicultura irrigada.

A Cooparaiso esteve presente na 20ª edição da Fenicafé (Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura) realizada entre os dias três e cinco de março na cidade mineira de Araguari. O encontro reúne especialistas do setor e apresenta novos estudos e tecnologias a serem aplicadas nas culturas cafeeiras.

Durante os encontros, palestras e demonstrações realizados na feira, foram apresentadas as novas técnicas e avanços tecnológicos para o melhor aproveitamento dos recursos hídricos, essencial nesta época de irregularidades pluviométricas, bem como a otimização da adubação e correção de nutrientes que podem ser realizados através do sistema.

Seminários, work shops e oficinas sobre os mais variados temas ligados à irrigação de lavouras foram debatidos. Desde a captação e uso criterioso da água para irrigar as plantações, passando pelo seu reaproveitamento, até o clima e os mitos e verdades sobre aquecimento global e efeito estufa, aconteceram e buscaram esclarecer e ajudar os profissionais ligados à cafeicultura a entender os fenômenos climáticos dos últimos dois anos que atingiram de forma direta a cafeicultura.

Estiveram presentes na feira o Gerente do Departamento Agro Técnico da Cooparaiso, Emerson Tinoco, acompanhado dos engenheiros da matriz e dos núcleos: Marcelo Almeida, Joedson Correia, João Mendonça, Walter José, Marcelo Laurentti, Reginaldo Castro e Geraldo Ricci.

“Foi uma grande oportunidade de ampliarmos nossos conhecimentos sobre a cafeicultura irrigada. Modalidade que cresce muito na área de abrangência da Cooparaiso, justamente devido às irregularidades hídricas dos últimos dois anos”, analisou Tinoco.

Segundo o agrônomo, as informações obtidas na Fenicafé irão possibilitar a ampliação do atendimento aos cooperados que estão implantando o sistema de irrigação em suas lavouras.

“Essas novas informações aliadas ao nosso conhecimento anterior, tendo ciência da realidade da nossa região e em especial pelo controle climatológico já realizado pela cooperativa, irão possibilitar que resultados bastante positivos possam ser alcançados em nossa região entre os cafeicultores que optarem pelo sistema de cultura irrigada”, completou o Gerente do Departamento Agro Técnico da Cooparaiso.

A Cooparaiso também busca sempre a atualização dos produtos a serem utilizados no controle de pragas e doenças do cafeeiro e de fertilizantes e corretivos nutricionais utilizados para aumentar a produtividade e os resultados das lavouras.

“Essa união de fatores faz com que a Cooparaiso tenha uma equipe capacitada e produtos de ponta para aplicação no parque cafeeiro. Nosso objetivo é auxiliar o cooperado a ter todas as tecnologias e técnicas avançadas de produção disponíveis e acessíveis através de nossa equipe” frisou Tinoco.

Durante os dias da feira a equipe agro técnica da Cooparaiso realizou ainda visitas na fábrica da colhedora TDI e na Adubos Triângulo.

20ª Fenicafé

A Fenicafé, Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura, é realizada na cidade mineira de Araguari e este ano chegou a sua vigésima edição. Neste ano, mais de R$ 35 milhões em negócios foram realizados.

Promovida pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA), a feira tem como objetivo divulgar a importância da irrigação e seus sistemas, mostrando lançamentos de produtos e equipamentos, bem como os resultados de pesquisas para o incremento da produtividade e da qualidade do café do cerrado brasileiro.

Em 2015 mais de 25 mil pessoas visitaram a Feira sendo que, em todo o ciclo de palestras nos três dias de evento, foram confirmadas as presenças de 1600 participantes, entre cafeicultores, estudantes, pesquisadores do assunto, especialistas e público em geral que também se interessa pela cultura de café.

Fonte: Cooparaiso