Soja

Equipe 4 do Rally da Safra visita lavouras em Goiás

20/02/2014

A Equipe 4 do Rally da Safra, principal levantamento da safra de grãos no Brasil, deixa o Mato Grosso amanhã, sexta-feira (21.02), em direção a Goiás, com o objetivo de percorrer novamente o trajeto já feito para avaliação das lavouras de soja precoce. Desta vez, a equipe visitará lavouras de ciclo médio e tardio e poderá avaliar os impactos da estiagem prolongada nas lavouras, levantando novos números de produção.

Os técnicos sairão de Rondonópolis (MT) pela manhã com destino a Rio Verde (GO). No sábado, a equipe seguirá para Catalão e, no domingo, para Brasília, finalizando essa etapa.

A Agroconsult, organizadora do Rally, revisou a estimativa de produção de 91,6 milhões de toneladas para 90,8 milhões de toneladas de soja. Perdas na Bahia, Piauí, Minas Gerais, São Paulo, leste de Goiás e norte do Paraná já estão consolidadas em 2,4 milhões de toneladas e, caso as condições climáticas não favoreçam, há possibilidade de perdas maiores.

A previsão de safra para Goiás é de 9 milhões de toneladas de soja, uma elevação de 6% sobre a safra 2012/13.

A Agroconsult manteve as projeções de produção nacional de milho de primeira safra (32,1 milhões de toneladas) e segunda safra (44,2 milhões de toneladas).

Roteiro

Nesta edição do Rally da Safra, três equipes são dedicadas a avaliar o milho – a Equipe 1 esteve em campo entre os dias 15 e 24 de janeiro nos estados do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Entre 27 de maio e 8 de junho, as Equipes 7 e 8 passarão por Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná, avaliando o safrinha e complementando assim os dados levantados pela Equipe 1. Já as Equipes 5 e 6 visitarão lavouras de soja e milho entre os dias 10 e 17 de março, no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Piauí e Maranhão.

Organizado pela Agroconsult, o Rally da Safra 2014 chega à 11ª edição patrocinado pelo Banco do Brasil – Governo Federal, Bayer, Heringer, Monsanto, Vale e Mitsubishi, com apoio da FIESP, Aprosoja Brasil, Fundação Agrisus, Impar Consultoria no Agronegócio, BM&FBovespa, Pacifil, Universidade Federal de Viçosa e Esalq-Log. Famasul e Aprosoja-MT darão apoios regionais no Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, respectivamente.

Fonte: Agrolink