Curiosidades

Entenda como a Embrapa Inteligência vê o futuro da agricultura brasileira, por Zander Soares Navarro

05/12/2016

O pesquisador Zander Soares Navarro, da Secretaria de Inteligência e Macroestratégia da Embrapa, fez um estudo e uma apresentação sobre a atuação situação e o futuro próximo da agricultura e das regiões rurais do Brasil.

A pesquisa lista uma análise profunda do mundo rural brasileiro, bem como seu potencial e desafios que ainda estão por vir. As fases do desenvolvimento agrícola brasileiro são apresentadas ao lado de comparações com demais países produtores e quais as tendências que apresentam.

Clique AQUI para conferir o estudo na íntegra.

* Zander Soares de Navarro é Engenheiro Agrônomo (UFV, 1972); Especialização em Economia Rural (UFRGS, 1975); Mestre em Sociologia Rural (UFRGS, 1976); Doutorado em Sociologia (Universidade de Sussex, Inglaterra, 1981); pós-doutoramento em Ciência Política (MIT, Estados Unidos, 1991/92). Foi professor visitante nas universidades de Amsterdam (1986) e Toronto (1990). Foi professor e pesquisador no “Institute of Development Studies” (Brighton, Inglaterra, 2003-2010). Professor associado (aposentado) da UFRGS (Porto Alegre) entre os anos de 1976 e 2011. Atualmente é pesquisador concursado (A) da Embrapa Estudos e Capacitação (Brasília) e professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Extensão Rural da UFV (Viçosa). Campos de atuação (acadêmico e profissional): Sociologia dos processos sociais rurais; estudos sobre o desenvolvimento (agrário e rural); movimentos sociais e organizações rurais; processos de democratização em regiões rurais; teoria sociológica; história agrária do Brasil; teorias democráticas; participação social e processos de democratização.

Fonte: Embrapa