Variedades

Encontro Tecnológico 2011 apresenta novidades para produtor de trigo

Produtores de trigo e profissionais agrícolas de várias regiões do Paraná estarão reunidos em Palotina, na próxima semana. Nos dias 18 e 19 de agosto, a Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola – Coodetec, em parceira com a Bayer CropScience, realiza o Encontro Tecnológico 2011. Na ocasião, serão apresentados os lançamentos em cultivares de trigo CD, com destaque para a nova classificação comercial, e os melhores produtos voltados ao controle de plantas daninhas, doenças e pragas das lavouras.

“O mercado de trigo exige qualidade e este Encontro, em Palotina, trará excelentes opções para o produtor. O paranaense tem potencial para produzir grãos de qualidade e a Coodetec, oferece as condições necessárias para bons resultados. O Brasil precisa de trigo e o produtor deve buscar mais informações. Só assim, garantiremos bons negócios”, destacou o diretor executivo da Coodetec, Ivo Carraro.

Cultivares CD

Durante o Encontro Tecnológico 2011, os participantes conhecerão as novas opções em trigo melhorador, com destaque para as cultivares CD 151 e CD 154, indicadas para os estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. A primeira cultivar possui alto potencial produtivo, ampla adaptação e boa sanidade. Além disso, o trigo CD 151 possui tolerância ao calor, a seca e a brusone. Já o trigo CD 154, filho autêntico do CD 104, possui bom tipo agronômico e excelente potencial produtivo, com destaque para o tamanho da espiga.

Além destas cultivares de trigo, a Coodetec irá demonstrar o potencial produtivo de outras cultivares, como a CD 150. Esta variedade já é conhecida de muitos produtores, que já apostaram e conseguiram excelentes resultados na última safra. “O trigo CD 150 possui porte baixo, precocidade, boa tolerância a brusone e a ferrugem da folha. Na safra passada, paranaenses tiveram excelente rendimento com esse trigo. Em Cafelândia, por exemplo, Jair João Tenfen superou 193 sacas por alqueire”, explicou o gerente de pesquisa Trigo Coodetec, Francisco de Assis Franco.

Programação

O Encontro Tecnológico 2011 será realizado no campo experimental da Coodetec em Palotina, na PR 364. Nos dois dias, o evento tem início às 8h30, pela manhã, e às 14 horas, à tarde. Os produtores podem escolher o melhor horário para acompanhar. A programação inclui palestra sobre Qualidade Industrial de Trigos e Farinha, com o supervisor industrial do moinho da Cotriguaçu, Vilmar Valdecir Flinker, e visita às cinco estações:

Estação 1 – Cultivares de trigo melhoradores (Gerente de Pesquisa Trigo Coodetec, Francisco de Assis Franco)

Estação 2 – Cultivares de trigo pão (Pesquisador Coodetec, Volmir Marchioro)

Estação 3 – TS e Manejo de População X Cobertura Nitrogenada (Desenvolvimento de Mercado, Leandro Melo)

Estação 4 – Manejo de Doenças (Fitopalogista, Tatiane Dalla Nora)

Estação 5 – Programa Muito Mais Trigo (Agrônomo de Desenvolvimento de Mercado da Bayer CropScience, Andre Angonese)

* A programação se repete nos dias 18 e 19, nos seguintes horários:

8h30 – 1º grupo | 14h – 2º grupo

Fonte: http://www.coasul.com.br/encontro-tecnologico-2011-apresenta-novidades-para-produtor-de-trigo/