variedades

Encontro de Variedades de Cana de Açúcar divulga inovações em programas de melhoramentos do país

20/09/2009 00:00

Em sua terceira edição, o Grande Encontro Sobre Variedades de Cana de Açúcar se consolida como o principal evento sobre melhoramento genético da cana do Brasil

Idea Online

Entre os dias 23 e 24 de setembro de 2009, no Centro de Cana do IAC (Instituto Agronômico de Campinas) em Ribeirão Preto, o Grupo IDEA, em parceria com a Hóros Eventos, realizará a terceira edição do Grande Encontro Sobre Variedades de Cana de Açúcar.

Os participantes do seminário terão a possibilidade de entrar em contato com os últimos progressos dos quatro grandes programas de melhoramento genético da cana de açúcar do país. Neste evento serão apresentadas, além dos resultados das últimas pesquisas, as novas variedades que são previstas para serem liberadas para cultivo comercial a partir deste ano.

No Encontro de Variedades, novos cultivares com as siglas CTC, RB, IAC e as novíssimas variedades CV da Canavialis/Monsanto, serão alvo de atenção dos mais de 400 profissionais do agronegócio latino americano confirmados para o evento.

De acordo com o diretor do Grupo IDEA, Dib Nunes, anualmente, os programas de melhoramentos lançam novas variedades de cana de açúcar que devem ser bem avaliadas e adaptadas aos diversos ambientes de produção de cada localidade antes de sua derradeira expansão. “São novas variedades mais ricas, produtivas e adaptadas a diferentes condições de cultivo, tanto para o Centro-Sul como para o Norte e Nordeste”, ressalta.

Estão programadas também palestras referentes a manejo varietal bem sucedido em usinas, no sentido de orientar os produtores sobre como maximizar o potencial de cada variedade em áreas de produção comercial. Serão 11 palestras que em que experientes profissionais e melhoristas abordam também assuntos como adaptabilidade das variedades a colheita e plantio mecanizado, respostas das variedades a irrigação, melhores comportamentos em regiões de clima mais seco, a significativa evolução do sistema Plene para plantio mecanizado, respostas varietais ao uso dos maturadores Moddus e Curavial, influência dos ambientes de produção no comportamento varietal, índices de perdas na colheita mecanizada, integração do manejo varietal com o gerenciamento da produção e uma ampla explanação sobre o iminente risco para os canaviais brasileiros, a Ferrugem Alaranjada que, segundo Nunes, dizimou inúmeras variedades em outros países produtores.

3° Grande Encontro sobre Variedades de Cana de Açúcar.

Data: 23 e 24 de setembro de 2009

Local: Centro de Cana – IAC. Contorno Sul Km 321, Ribeirão Preto

Inscrições e informações

Para inscrever-se, entre em contato com o Grupo IDEA:

E-mail: eventos@ideaonline.com.br

Telefone: (16) 3211.4770

Ou faça sua inscrição pelo site: www.ideaonline.com.br

Sobre o IDEA

O Grupo IDEA foi criado em abril de 1995 e presta serviços de alta qualidade nas áreas de Gestão, Planejamento Estratégico, Avaliação, Consultoria, Assessoria e Reestruturação Competitiva para usinas de açúcar e álcool. Seu principal foco é contribuir ativamente na evolução do setor sucroalcooleiro brasileiro pesquisando, criando e divulgando informações e metodologias que agreguem valor às empresas da cadeia produtiva da cana-de-açúcar.

A consultoria do IDEA é direcionada à solução de problemas e análise de projetos que abrangem todas as etapas da produção, desde a implantação dos canaviais até a sua colheita. Técnicos experientes são especialistas em direcionar as melhores tecnologias de produção para cada região, elaborando planos diretores agrícolas e orçamentários.

O grupo é responsável pela divulgação de informações a respeito da agroindústria através de eventos especializadas o Encontro de Variedades, Herbishow, InsectShow, Redução de Custos e Mecanização.

Fonte: http://www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?a=impress%C3%A3o&id=32410