Curiosidades

Encontrados no Brasil cogumelos que emitem luz

Foi encontrado, no Piauí, uma espécie de cogumelos capazes de emitir luz, vistos, pela última vez, há 170 anos. Pesquisados por um grupo de cientistas da USP e de algumas universidades americanas, este fungo é o maior cogumelo encontrado em nosso país, considerado, também, um dos maiores do mundo, sendo que, em outras ocasiões, foram encontrados outros, bem menores.

No estado de Tocantins, em tempos bem remotos, o botânico britânico George Gadner viu crianças brincando com algo parecido semelhante a vagalumes, o que foi denominado de “flor de coco”, não mais vistos, desde então, e classificados, mais tarde, como Agaricus Gardeni. Curiosamente, ainda conhecido, popularmente, como “flor de coco.”

Dentre as 71 espécies de cogumelos capazes de emitir luz, 12 estão presentes no Brasil. A ciência ainda não conseguiu desvendar qual o processo químico favorece esses fungos a se iluminarem, nem o porquê disso. Supõe-se que essa luz atraia insetos predadores que atacam os menores, aqueles que se alimentam dos fungos.

Para que seja possível a sua captura, é necessário que as buscas sejam feitas em noite escura, de lua nova, com lanternas apagadas, segundo um pesquisador da USP, o químico Stevani.

 

Fonte: BBC Brasil

Adaptação: Rrevista Agropecuária