Produtivo

Embrapa doará mudas de seringueiras a produtores do Rio de Janeiro

A Embrapa Solos, centro de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, está preparando mudas de seringueiras para doar aos produtores fluminenses, de modo a incentivar o plantio. A cultura produz o ano inteiro, durante 30 anos, contribuindo para a fixação do homem no campo. A pesquisadora da Embrapa Ciríaca do Carmo informa que 24% das terras fluminenses são aptas para o cultivo de seringueiras.

A Embrapa quer estimular a criação de associações de pequenos produtores que vejam a seringueira e seus produtos borracha e látex como produtos ambientais, diz a pesquisadora.

“A Embrapa quer mostrar ao produtor que essa é uma cultura rentável, que pode se adequar a áreas degradadas ou abandonadas. Uma pequena família pode cuidar de cinco hectares de seringueiras”, afirma Ciríaca do Carmo.

As áreas mais propícias para o plantio no estado do Rio foram identificadas no Vale do Paraíba do Sul, na divisa com Minas Gerais e em parte do noroeste fluminense, na fronteira com o Espírito Santo.

Seminário – Os rumos para levar o Brasil à auto-suficiência na produção de borracha e estimular o plantio de seringais no Rio de Janeiro serão debatidos em seminário nesta sexta-feira (25), na Firjan – Federação das Indústrias do Estado Rio de Janeiro, por empresários e especialistas do setor. A Embrapa Solos lançará durante o evento o “Mapa do Zoneamento da Cultura da Seringueira para o Estado do Rio”.

A engenheira agrônoma da Embrapa Solos, Ciríaca do Carmo, informou que o estado, que possuía 260 hectares de seringais plantados na década de 80, hoje tem apenas 20 hectares plantados.

O mapa da Embrapa Solos, financiado pela Firjan, pela FUNPERJ – Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro e pela Pesagro – Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro, busca revitalizar o plantio de seringais no Rio de Janeiro. (Radiobras)

Fonte: http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2004/06/24/15123-embrapa-doara-mudas-de-seringueiras-a-produtores-do-rio-de-janeiro.html