Variedades

Embrapa desenvolve nova variedade de trigo para o Paraná

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveu mais uma variedade de trigo indicada para o estado do Paraná, maior produtor do País do cereal. A BRS Albatroz, lançada neste ano, tem ciclo precoce, alto potencial produtivo e resistência a doenças que causam perda de rendimento e qualidade dos grãos. 

Outra característica da cultivar é a força de glúten, que garante qualidade industrial para panificação. Também apresenta ampla adaptação, o que permite seu cultivo em várias regiões do Paraná. A BRS Albatroz foi avaliada em três regiões do estado, em 2008 e 2009, sempre apresentando boas médias de produtividade. Em ensaios, a nova variedade apresentou 5.136 kg/ha, no sul do Paraná, o que representa 99% da média das três melhores cultivares-padrão.

De acordo com o pesquisador Manoel Bassoi, da Embrapa Soja, a BRS Albatroz complementa as opções disponíveis no mercado, facilita a diversificação de cultivares e amplia a segurança do produtor na colheita. Além disso, Bassoi destaca que a cultivar é do tipo pão, atendendo à nova classificação do trigo, válida a partir de 2012.

A BRS Albatroz foi desenvolvida pela Embrapa Soja (Londrina – PR) e Embrapa Trigo (Passo Fundo – RS), em parceria com a Fundação Meridional de Apoio à Pesquisa Agropecuária. Os triticultores do Paraná podem buscar a variedade do cereal na Embrapa Transferência de Tecnologia.

Fonte: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2011/05/23/embrapa-desenvolve-nova-variedade-de-trigo-para-o-parana