Pecuária

Embrapa Caprinos orienta quanto à seleção, checagem e manutenção salas de ordenha

Realizar periodicamente a checagem e manutenção são considerados fatores essenciais para o uso eficiente do equipamento de ordenha

Aline Jesus
12/08/2009

Para a correta escolha de um sistema de ordenha, alguns fatores precisam ser estabelecidos, como por exemplo, o número de ordenhas por dia, número de ordenhadores, quantidade de cabras ordenhadas atualmente e no futuro entre outros.É de suma importância que sejam feitos também a checagem e manutenção das salas de ordenha. Diariamente, os cuidados exigidos são: lavar externamente a linha de leite, tanque receptor, copos coletores e mangueiras. Estas devem ser checadas para evitar furos e vazamentos. O nível do vácuo e tempo de recuperação devem ser checados não mais de 3 segundos após abertura da unidade de ordenha. Verificar a tensão da correia da bomba a vácuo e reservatório de óleo, certificar-se que os pulsadores estejam trabalhando, checar as junções com a unidade, assim como, as entradas de ar em cada unidade de ordenha também fazem parte da rotina diária.

Os cuidados semanais requer limpeza do regulador de vácuo e das válvulas de escape. Se for necessário, é bom limpar e trocar filtros pulsadores e reguladores de vácuo, chegar as mangueiras curtas de vácuo com o medidor de vácuo e verificar se o tanque receptor e os medidores de leite não contêm vazamentos.

De quatro a seis semanas, a Embrapa Caprinos recomenda que os pulsadores sejam desmontados para que seja feita a limpeza das entradas de ar e válvula. Com o uso do medidor, deve-se checar o funcionamento de cada pulsador, e se for o caso, substituir as partes gastas. Os reguladores de vácuo também devem ser desmontados para limpeza e os filtros de ar devem ser trocados. Lavar a linha de vácuo dos pulsadores e checar as condições dos tubos de ar, das mangueiras de vácuo e de leite também se faz necessário.

A cada seis meses, a checagem e manutenção visa avaliar todo o sistema de ordenha. Neste período, a necessidade maior é trocar todas as partes de borracha dos pulsadores, mangueiras e tubos de ar, trocar todas as mangueiras de leite, assim como o anel de vedação do tanque receptor e as mangueiras usadas para lavagem dos tetos.

Fonte:  http://www.diadecampo.com.br/zpublisher/materias/Materia.asp?secao=Pacotes%20Tecnol%F3gicos&id=19675