Soja

Embrapa atualiza software sobre adubação e nutrição de Soja

Durante a 29ª Reunião de Pesquisa de Soja, que iniciou hoje, dia 31 de julho, e segue até amanhã, 1º de agosto, na Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP), em Campo Grande (MS), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lança versão atualizada do CD-ROM NutriFert – Uso da Informática para a Adubação e Nutrição de Soja.

O software colabora com produtores e profissionais da assistência técnica na tomada de decisão sobre adubação e calagem e na avaliação do estado nutricional da soja para todos os estados brasileiros. Para obter resultados, os dados de análise de solo são introduzidos em uma planilha eletrônica que faz cálculos automáticos e indica os níveis de macro e micro nutrientes. “Com isso, é possível indicar facilmente as quantidades necessárias de adubo e de calagem”, diz o pesquisador da Embrapa Soja, Gedi Sfredo.

Em complemento à análise do solo, o software usa a análise foliar para diagnosticar o estado nutricional das plantas. Além disso, o CD-Rom possui um arquivo com fotos ilustrativas que facilitam a interpretação de possíveis sintomas de deficiências ou de toxicidades de nutrientes nas plantas de soja. A Embrapa Soja (Londrina-PR) também apresenta o livro de bolso Deficiências e Toxicidades em Plantas de Soja, com 35 fotos e a descrição de sintomas de deficiências ou de toxicidades de nutrientes nas plantas de soja.

O software será vendido a R$15,00 e a publicação a R$ 10,00. Mais informações na Embrapa Soja (Londrina-PR) pelo fone (43) 3371 6000 ou pelo e-mail  sac@cnpso.embrapa.br. A aquisição do software ou da publicação pode ser feita diretamente no posto de publicações da Embrapa Soja pelo telefone (43) 3371 6119 ou pelo e-mail: vendas@cnpso.embrapa.br

Reunião debate inovações na pesquisa de soja –  A 29ª Reunião de Pesquisa de Soja da Região Central do Brasil (RPSRCB) realizada nos dias 31 de julho e 1 de agosto, na Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP), em Campo Grande (MS), deve reunir cerca de 300 pesquisadores, profissionais da assistência técnica e outros representantes da cadeia produtiva da soja.

Segundo o presidente do evento, Fábio Álvares, pesquisador da Embrapa Soja, a Reunião é o principal fórum de discussão de resultados de pesquisa em soja e de indicações técnicas para produção do grão. O resultado da apresentação oral dos trabalhos em oito comissões técnicas (Economia Rural e Difusão de Tecnologia, Plantas Daninhas, Ecologia, Fisiologia e Práticas Culturais, Entomologia, Fitopatologia, Genética e Melhoramento, Tecnologias de Sementes, Nutrição Vegetal, Fertilidade e Biologia do Solo) subsidia a atualização da publicação Tecnologias de Produção de Soja, editada anualmente pela Embrapa Soja.

Além disso, serão promovidas três palestras e apresentados os relatos do comportamento da cultura da soja na safra 2006/07, nos diversos estados produtores. “Vamos apresentar e discutir os resultados de pesquisa e atualizar as tecnologias para a cultura da soja. Também faremos uma análise dos problemas ocorridos nas safras anteriores, visando subsidiar a definição de prioridades de pesquisa e de transferência de tecnologias”, assegura Álvares.

O evento é promovido pela Embrapa Soja e Uniderp com apoio da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados-MS), Embrapa Gado de Corte (Corumbá-MS), Fundação Vegetal, Fundação Chapadão e Fapeagro.

Mais informações e inscrições na página www.cnpso.embrapa.br/rpsrcb

Jornalista: Lebna Landgraf (MTb 2903)
Embrapa Soja
Telefone: (43) 3371-6061
E-mail: lebna@cnpso.embrapa.br

Fonte: http://www.embrapa.br/embrapa/imprensa/noticias/2007/julho/5a-semana/noticia.2007-07-31.1327136256