Soja

Embrapa atualiza software sobre adubação e nutrição de Soja

Jornalista Externo

Durante a 29ª Reunião de Pesquisa de Soja, que começa nesta terça-feira (31), e segue até dia amanhã 1.º de agosto, na Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP), em Campo Grande (MS), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lança versão atualizada do CD-ROM NutriFert – Uso da Informática para a Adubação e Nutrição de Soja.

O software colabora com produtores e profissionais da assistência técnica na tomada de decisão sobre adubação e calagem e na avaliação do estado nutricional da soja para todos os estados brasileiros. Para obter resultados, os dados de análise de solo são introduzidos em uma planilha eletrônica que faz cálculos automáticos e indica os níveis de macro e micro nutrientes. “Com isso, é possível indicar facilmente as quantidades necessárias de adubo e de calagem”, diz o pesquisador da Embrapa Soja, Gedi Sfredo.

Em complemento à análise do solo, o software usa a análise foliar para diagnosticar o estado nutricional das plantas. Além disso, o CD-Rom possui um arquivo com fotos ilustrativas que facilitam a interpretação de possíveis sintomas de deficiências ou de toxicidades de nutrientes nas plantas de soja. A Embrapa Soja também apresenta o livro de bolso Deficiências e Toxicidades em Plantas de Soja, com 35 fotos e a descrição de sintomas de deficiências ou de toxicidades de nutrientes nas plantas de soja.

O software será vendido a R$15,00 e a publicação a R$ 10,00. Mais informações na Embrapa Soja pelo fone (43) 3371 6000 ou pelo e-mail: sac@cnpso.embrapa.br. A aquisição do software ou da publicação pode ser feita diretamente no posto de publicações da Embrapa Soja pelo telefone (43) 3371 6119 ou pelo e-mail: vendas@cnpso.embrapa.br

Fonte:  http://www.parana-online.com.br/editoria/economia/news/253681/?noticia=EMBRAPA+ATUALIZA+SOFTWARE+SOBRE+ADUBACAO+E+NUTRICAO+DE+SOJA