Pesca

Emater realiza 1º Seminário Regional de Piscicultura em Trindade

08/04/2016

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) realiza, no próximo dia 19 (terça-feira), o 1º Seminário Regional de Piscicultura em Trindade.

O seminário será realizado na Câmara Municipal e conta com o apoio da empresa de perfuração de tanques Lokall. De acordo com a chefe da Unidade Local da Emater  Trindade,  Maria Luiza da Silva Pereira,  o evento atende a uma demanda dos produtores da região  que estão interessados no potencial aquícola do município.

Maria Luiza Pereira também destaca que o seminário busca orientar o produtor desde o começo do processo de criação de peixes, além de ajudá-lo a inserir o produto no mercado com preços acessíveis.

Legalização

O assistente técnico da Emater de Trindade João Machado Neto ressalta que o objetivo principal do seminário é levar aos produtores informações quanto à legalização da produção de peixe.

O servidor comenta que alguns produtores não registram os tanques de água, e consequentemente, não conseguem emitir nota junto à Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e comercializar o produto. “No município, contamos com dois piscicultores legalizados”, informa João Machado Neto.

Ainda segundo o servidor, a legalização pode ser feita em nível municipal ou estadual, dependendo do tamanho dos tanques de criação de peixe.

Na programação do evento estão previstas palestras sobre a legislação ambiental da piscicultura, normas da Agrodefesa, sistema de criação de peixes, comercialização e viabilidade econômica da piscicultura.

A atividade é voltada para piscicultores e para interessados na área. A participação é aberta a produtores de qualquer município.

Fonte: Emater/GO