Pecuária

Emater-MG e Sebrae Minas assinam acordo para o desenvolvimento da cultura do abacaxi e do Queijo Minas

28/07/2016

A Emater-MG assinou nesta quarta-feira(27) um Acordo de Cooperação Técnica com o Sebrae Minas para promoção de arranjos produtivos no setor rural. O objetivo é somar competências no planejamento e na execução de ações para levar mais conhecimentos aos produtores, promover a inovação no campo e ampliar o acesso a mercados. O acordo abrange quatro Regionais da Emater–MG: Patos de Minas, Uberaba, Uberlândia e Unaí. Dois planos de trabalho desta parceria já estão em execução: o Queijo Minas Artesanal de Araxá, no Alto Paranaíba, e o abacaxi de Frutal, no Triângulo Mineiro.

“Além da extensão rural, da assistência técnica e do acompanhamento das propriedades, teremos agora um aumento de serviços para apoiar os negócios rurais. Temos que trabalhar as cadeias produtivas como um processo contínuo, desde a produção até o beneficiamento e comercialização. E o Sebrae é um forte aliado neste processo”, explicou o presidente da Emater-MG, Glenio Martins.

No caso do Queijo Minas Artesanal, a parceria prevê aumentar o número de produtores certificados, buscar a indicação geográfica do queijo de Araxá e implantar uma central de comercialização de queijos. Já com a produção de abacaxi em Frutal, será feito um estudo de mercado por meio de levantamento de informações, um aprimoramento do sistema de associação/cooperativismo, além do desenvolvimento de ações de apoio às realização de feiras de agronegócios do abacaxi e de comercialização para os mercados institucionais. Também será organizado um seminário voltado para a obtenção de crédito rural para a atividade.

“Já existiam ações pontuais de parceria entre a Emater-MG e o Sebrae. Com a assinatura do acordo, vamos potencializar, organizar e nortear esse trabalho, pautado em ações organizadas, com planos bem definidos, evitando sobreposição de ações”, disse o gerente regional da Emater-MG de Uberaba, Gustavo Laterza.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Olavo Machado Júnior, o trabalho envolvendo os arranjos produtivos do queijo e do abacaxi será expandido para outras atividades e outras regiões. “Essa duas ações servirão para um aprendizado do trabalho em conjunto entre as instituições, mas brevemente estaremos juntos em todo o Estado”, afirmou.

Fonte: Emater/MG