Manejo

DuPont focaliza tecnologias de ponta no 18º Simpósio sobre Cafeicultura

18/03/2014

DuPont apresenta tecnologias de última geração para controle das principais pragas e manejo preventivo das doenças do cafeeiro

A DuPont – empresa mundialmente conhecida por sua plataforma empresarial amparada na Ciência – marca presença pela primeira vez no 18º Simpósio sobre Cafeicultura de Montanha, que acontece de 19 a 21 de março, no Parque de Exposição de Manhuaçu. A companhia terá um estande em parceria com a Rede Arca, e apresentará sua linha de produtos para a cafeicultura, com ênfase principal no fungicida Aproach® Prima e no inseticida Altacor®.

Lançado há menos de dois anos para a cafeicultura, o fungicida Aproach® Prima reúne diferenciais tecnológicos de ponta: é rapidamente absorvido, com ação no interior da planta, atributos que mantem seu nível alto no controle sobre a ferrugem e cercospora mesmo em períodos chuvosos, por ser fortemente tolerante à lavagem por chuvas e com prolongado período de controle das doenças, segundo a DuPont.

A ferrugem, por sinal, é tida como a mais complexa doença do cafeeiro nacional – ataca folhas da planta, provoca manchas de coloração amarela e laranja e espalha-se em poucos dias pela lavoura, com efeito devastador. A cercosporiose, igualmente preocupante, assume característica endêmica quando há condições de seca e solo enfraquecido, com danos significativos às plantas.

Além do Aproach® Prima, a companhia focalizará no evento o inseticida Altacor®, empregado com sucesso no controle do bicho-mineiro, um inseto-praga encontrado nas principais regiões produtoras. “O produto se consolidou pela evolução tecnológica que trouxe na proteção da cafeicultura ante dessa praga”, resume Luiz Wanderlei Braga, gerente de produtos da companhia. “Com o uso correto e seguro de Altacor®, o cafezal tem aumentada sua população de insetos benéficos. O produtor fica mais tranquilo porque as plantas ganham vigor e produzem grãos de qualidade superior”, continua.

O principal objetivo do evento é divulgar novas pesquisas e informações sobre cultivo, beneficiamento, qualidade e comercialização de café, além de novidades sobre mercado, tecnologia e marketing no setor cafeeiro através de palestras, minicursos, debates e dia de campo sempre com foco nas formas de agregar valor ao café das Matas de Minas.

O Simpósio de Cafeicultura de Montanha é realizado com patrocínio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento / Governo Federal e apoio da Prefeitura de Manhuaçu, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Emater-MG, Federação da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (FAEMG) e o SEBRAE-MG.

Fonte: Agrolink