Pecuária

Doma racional, você sabe a importância?

No mês de Janeiro, o Jornal da Pecuária recebeu o professor Eduardo Borba que trabalha a mais de 40 anos com Doma Racional de bovinos e equinos. Em entrevista, ele deu uma série de dicas para os pecuaristas sobre este tipo de trabalho.

De acordo com o professor, a Doma Racional é uma prática muito importante porque traz bem estar ao animal. Geralmente o gado estressado se machuca e adoece com muita facilidade e isso faz mal para a carne. O que acaba gerando um custo muito alto para o criador.

” Acabou esta história de lutar com a besta fera!” Disse o professor se referindo ao tratamento com o rebanho.  Para o professor, quem lida direto com o gado precisa saber que muitas vezes o animal não consegue compreender a mensagem ou pedido e quase sempre penaliza os bichos por causa disso. “A atitude não ajuda em nada, só dificulta ainda mais a compreensão do animal! Este é um trabalho que meche basicamente com psicologia animal!”

Ainda segundo Borba, a psicologia dos bovinos são essencialmente a mesma dos equinos. ” Este trabalho traz uma economia enorme em um criatório porque você consegue animais menos estressados, com menor incidência de doenças, isso tanto para cavalos quanto para o rebanho. Os funcionários entendendo que na verdade eles são professores do gado e precisam ensinar boas maneiras a eles. Assim, o rendimento, o entendimento e a cooperação vão ter saldo positivo!” diz.

Atualmente,  ele faz consultorias em fazendas e geralmente atende os gerentes que aprendem as técnicas e repassam para os vaqueiros que lidam direto com o manejo do gado. Esta consultoria dura em torno de uma semana.  Mas, segundo ele,  neste caso são apenas noções sobre o que deve ser feito porque o trabalho é contínuo e em algumas fazendas o acompanhamento leva mais de 2 anos.

 

Karla Paz – SP

 

Fonte: http://blogs.ruralbr.com.br/leiloblog/2012/01/19/doma-racional-voce-sabe-a-importancia/