Manejo

Doenças como a ferrugem alaranjada e a curvularia provocam alerta nos canaviais

18/07/2011

Doenças como a ferrugem alaranjada e a curvularia provocam alerta nos canaviais

No último dia 13 de julho, a União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), em conjunto com o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), demais sindicatos e associações da região Centro-Sul, anunciou sua revisão da estimativa para a safra 2011/12 de cana-de-açúcar. A nova projeção aponta para uma moagem de 533,50 milhões de toneladas, uma redução de 6,16% em relação ao total estimado em março de 2011 (568,50 milhões de toneladas), e queda de 4,21% sobre o valor final da safra 2010/11 (556,94 milhões de toneladas).
Entre os fatores que contribuíram para a menor produção em relação à safra passada, a Unica apontou a idade avançada do canavial – resultado da menor renovação do canavial nos últimos anos, associada à redução nos tratos culturais em algumas regiões, reduziu a produtividade da área a ser colhida, pois o canavial mais velho possui baixo rendimento agrícola. Outro fator considerado foi o longo período de estiagem observado entre abril e agosto de 2010, com índices pluviométricos muito inferiores à média histórica, aliado ao “veranico” verificado em maio deste ano, prejudicou severamente o desenvolvimento da planta.
Durante o anúncio da revisão de safra, também foi observado que doenças fúngicas como a ferrugem alaranjada e a curvularia estão sendo monitoradas, apesar de ainda não terem influenciado na redução da projeção para a atual safra. Mas, dependendo das condições de umidade nos próximos meses, as áreas a serem colhidas com variedades de cana suscetíveis a essas doenças poderão ter sua produtividade afetada.

Doenças que afetam os canaviais serão debatidas no 7º Seminário Nacional sobre Controle de Pragas da Cana-de-Açúcar (Insectshow), que acontecerá nos dias 27 e 28 de julho no Centro de Convenções de Ribeirão Preto.
Mais informações e inscrições pelo site www.ideaonline.com.br ou pelos telefones (16) 3211 4770 e (16) 3514 0631.

Fonte: Grupo IDEA

http://www.ideaonline.com.br/artigo/doencas-como-a-ferrugem-alaranjada-e-a-curvularia-provocam-alerta-nos-canaviais.html