Notícias

Dirigentes debatem sobre o futuro do cooperativismo

Porto Alegre (13/3) – O Sistema Ocergs, representado pelo diretor secretário da Ocergs e presidente da Fecoagro, Paulo Pires, participou na terça-feira (10/3) do primeiro debate promovido pelo Correio do Povo Rural sobre os desafios e futuro do cooperativismo. O vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, o vice-presidente da CCGL, Darci Hartmann, e o presidente do Sicredi Alto Jacuí, José Celeste De Negri também marcaram presença no evento.

No primeiro debate da série da Expodireto 2015, os dirigentes discutiram sobre os principais desafios do cooperativismo, bem como os motivos de sucesso ou dificuldades das cooperativas. Pires comentou sobre o crescimento das cooperativas agropecuárias gaúchas nos últimos três anos, apresentando dados do faturamento de 2014, e falou também sobre a diferença das cooperativas em relação à iniciativa privada. “Nossa diferenciação é a questão da transparência e participação dos associados. Se tivermos gestão eficiente, foco e participação dos associados, não acredito que haja modelo de desenvolvimento melhor no mundo”, comentou.

Ainda sob esse aspecto, Hartmann destacou a importância da participação do associado para que ele se sinta pertencente à gestão da cooperativa, bem como da industrialização. Da mesma forma, Schroeder e De Negri apontaram a necessidade de assistência técnica, gestão e profissionalização e participação dos associados nas decisões da cooperativa para que o sistema seja transparente.

Fonte: Assimp Sistema Ocergs