Pecuária

Dicas para instalação de cerca elétrica rural

ELETRIFICADOR

Escolha uma marca de boa qualidade e que atenda aos padrões internacionais de segurança.
Respeite a capacidade do aparelho no que se refere a kilometragem e distância máxima de eletrificação. Exemplo: Kit Peon 120km Solar: eletrifica até 120.000 metros de arame e atinge a distância máxima de 4.500 metros do aparelho até o ponto mais distante da cerca.

ISOLADORES

Não utilize isoladores de linha que são instalados pelo interior do poste (mangueirinha). Os mesmos possuem uma grande área de contato,  o que pode facilitar a oxidação do arame através do acúmulo de água da chuva. Dificulta a visualização de possíveis danos que porventura venham a ocorrer no isolador. Requer mais mão de obra para instalação, pois precisam ser fixados em furos feitos atravessando o poste.

Exija isoladores próprios para cerca elétrica e que possuam proteção com raios ultravioleta.

ATERRAMENTO

Devem ser utilizados para o aterramento: hastes, cantoneiras, canos, ou mourões que devem ser galvanizados para evitar a ferrugem. Evite usar haste “cobreada”.

É necessário fazer o aterramento principal (do eletrificador) com no mínimo 3 hastes que devem ser enterras próxima do aparelho, de preferência em local úmido. As hastes devem possuir no mínimo 2 metros de comprimento ou o necessário para se atingir a parte úmida do solo.

As hastes devem estar interligadas, usando de preferência, o mesmo arame da cerca para uní-las.

Em regiões onde o solo é seco, arenoso ou de baixa condutividade é aconselhável a colocação de aterramento auxiliar feito com hastes ligada ao arame neutro/terra da cerca. A distância entre essas hastes pode variar entre 1.000 e até 300 metros entre elas.

Arame neutro ou terra: É um arame contínuo que acompanha toda a extensão da cerca correndo em paralelo ao(s) arame(s) eletrificado(s). Neste arame neutro estão ligadas todas as hastes de aterramento principal ou auxiliar.

ARAME

Utilize arame próprio para cerca elétrica. Eles são melhores condutores que o arame para cerca convencional e não oxidam com facilidade.

PROTEÇÃO CONTRA RAIOS

Instale sempre um protetor para diminuir a incidência de raios que podem atingir o eletrificador. Existem no mercado vários tipos e marcas. Mas lembre-se de que nenhum dispositivo garante 100% de eficiência.

Esses sistemas servem para direcionar parte da descarga elétrica (raio) para o solo através de aterramento, evitando que a mesma chegue com sua carga total até o eletrificador.

MANUTENÇÃO DA CERCA

A cerca elétrica requer manutenção periódica. É importante definir um responsável para essa tarefa que pode ser bastante simples. Deve ser feita sempre uma vistoria para certificar-se que os isoladores estão intactos; retirar vegetais que porventura estejam tocando o arame eletrificado; medir a voltagem da cerca utilizando um voltímetro apropriado.

Recomenda-se que a voltagem deve ser no mínimo de 5.000 e no máximo 9.500 volts.
A cerca elétrica é um sistema onde todas as suas partes (eletrificador, isoladores, aterramento, arame, proteção contra raios e manutenção) devem funcionar perfeitamente para que cerca dê bom resultado.

Jackelyne Fontoura
Zootecnista Peon Brasil.
Contatos: 67 3326 5637

Fonte:  http://www.portalruralsoft.com/manejo/manejoExibe.asp?id=278