Café

Dia Mundial da Água: Embrapa Café trabalha em tecnologia para economia de água na cafeicultura

Qui, 22 de Março de 2012 13:46

 

Um projeto de pesquisa da Embrapa Café, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) obteve o Sistema de Limpeza de Águas Residuárias (Slar). No Dia Mundial da Água, 22 de março, a Embrapa Café apresenta essa tecnologia já concluída, que economiza até 90% da água utilizada no processamento dos frutos do café, e que está agora na fase de transferência para o produtor. O Slar vem ao encontro de uma demanda mundial que é a pesquisa voltada para a sustentabilidade ambiental, assim como vem fazendo também a Unidade no desenvolvimento de soluções sustentáveis para cafeicultura.

O projeto de transferência da tecnologia, que conta também com Embrapa Rondônia e UFV, é liderado pela pesquisadora da Embrapa Café, Isabel Penteado, que explica como se dá a economia na produção. Cerca de 15% da produção de café, especialmente do café arábica, utiliza o processamento por via úmida de seus frutos. Por ser um método que proporciona aumento da qualidade do produto final, a tendência é que sua adoção cresça nas lavouras. “São necessários 4 litros de água para cada litro de fruto, o processamento de café por via úmida gasta aproximadamente 10 bilhões de litros de água, segundo uma estimativa anual. Sem falar na água normalmente usada na agricultura para a produção. Considerando uma economia de até 90 % do volume de água, a tecnologia levaria a uma economia de até 9 bilhões de litros de água por ano”, ressalta Isabel.

A contribuição do Slar traz ganhos importantes tanto no aspecto ambiental, quanto no acesso à tecnologia por pequenos produtores, visto que seu baixo custo para instalação e manutenção tem na agricultura familiar seu público-alvo. A tecnologia é necessária não apenas na redução do consumo de água como também na reutilização desta que, após ter resíduos sólidos filtrados, pode ser devolvida à natureza sem causar danos.

O Sistema de Limpeza reduz o gasto de água no processamento dos frutos do cafeeiro mediante o reuso da água residuária na operação de descascamento. Uma combinação de decantação e filtragem proporciona o uso racional da água. O sistema é constituído de três caixas de decantação interligadas por tubos de PVC e duas peneiras estáticas. A água residuária proveniente da unidade de processamento é conduzida em tubos para o sistema de remoção, desaguando em uma primeira caixa de decantação. A água passa da primeira para a segunda caixa e dessa para a terceira. Na seqüência, passa pelas peneiras e flui para um depósito, de onde é bombeada para a caixa de abastecimento da unidade de processamento ou para ser utilizada na fertirrigação da lavoura, sendo s resíduos sólidos utilizados na produção de adubos orgânicos.

Também integra o projeto, o analista da gerência de TT da Embrapa Café, Jamilsen Santos, segundo ele, hoje, existem no mercado equipamentos para processamento de frutos que economizam água, mas nem todo cafeicultor poder ter acesso. “O diferencial do Slar está em seu baixo custo. O projeto de transferência do Sistema vem contribuir para aproximar essa tecnologia da realidade do pequeno cafeicultor, por meio das unidades demonstrativas que servirão para capacitá-los na construção do equipamento em suas fazendas”. A primeira unidade construída para a pesquisa está em funcionamento na Fazenda Experimental de Venda Nova, do Incaper (ES), dando continuidade aos estudos e aprimorando os resultados da tecnologia.

“A redução do uso de água no processamento, acessível ao pequeno produtor, contribuirá para a sustentabilidade da cafeicultura, uma prioridade do projeto de transferência de tecnologia. Para 2012, pretendemos dar um importante passo nesse sentido, com a instalação de novas unidades demonstrativas do Slar, promovendo capacitações e aumentando a adoção desta tecnologia pela agricultura familiar, contribuindo também para toda sociedade”, adianta Jamilsen.

Conheça mais sobre o Slar acessando o Portfólio de Tecnologias no site da Embrapa Café.

Área de Comunicação & Negócios da Embrapa Café
Texto: Cristiane Vasconcelos (MTb 1639/CE)
Site: http://www.embrapa.br/cafe
Fone: (61) 3448-4566
Serviço de Atendimento ao Cidadão: http://sac.sapc.embrapa.br