Pecuária

Dia de Campo integra produtores de leite em Braga

10/02/15
A Emater/RS-Ascar, com apoio da prefeitura de Braga, realizou um dia de campo, na sexta-feira (06.02), para famílias que participam da Chamada Pública do Leite. Por meio dessa Chamada Pública, contratada pelo Governo Federal, os extensionistas da Emater/RS-Ascar prestam serviços de assistência técnica aos agricultores familiares no que se refere a planejamento, execução e avaliação de atividades individuais e coletivas, com vistas ao desenvolvimento sustentável das pequenas propriedades rurais. Em Braga, a produção de leite, estimada em 1,8 milhão de litros/ano, gera renda para aproximadamente 150 famílias e é a segunda atividade mais importante para a economia do município, localizado na região Celeiro.

O Dia de Campo foi realizado na comunidade Vau dos Neves, na propriedade do casal Catarina e Horácio da Costa, que integram o grupo das 40 famílias de agricultores do município que participam da Chamada Leite. A família afirma que tem conseguido bons resultados na produção de leite, especialmente depois que implantou pastagens perenes e piquetes. ?Desde que começamos a receber as visitas da Emater e seguir as orientações, muita coisa melhorou, comecei a adubar a grama (Tifton 85) e implantei o capim pioneiro, agora não falta mais pasto, as vacas ficam cada dia num piquete e a produção aumentou?, disse Costa.

Segundo o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Ramon Pires, o principal objetivo do Dia de Campo foi oportunizar às famílias que produzem leite um exemplo prático de como, com pouco dinheiro e muita vontade, é possível organizar a propriedade e produzir com menor custo. Na avaliação de Pires, esse objetivo foi alcançado, tendo em vista que, ao final do encontro, agricultores se interessaram em levar para casa mudas de forrageiras que serão plantadas na propriedade deles.

O vice?prefeito de Braga, Gilmar Damiani, que participou da atividade, disse que estes eventos são importantes para fomentar a agricultura familiar do município, oferecendo aos agricultores um momento de troca de experiências.