Manejo

Dia de Campo em Ubirajara reúne mais de 110 citricultores

Evento foca a eficiência nas pulverizações para controle do psilídeo, vetor do greening

“Assustadoramente bom”. Essa é a opinião do citricultor Renato Ferrão Aquino Pereira sobre o Dia de Campo, promovido pelo Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) em Ubirajara, na última sexta-feira, dia 1º de abril.
O evento reuniu aproximadamente 110 citricultores da região para discutir as técnicas mais eficazes de pulverização para o controle do Diaphorina citri, inseto vetor do greening, considerado a doença mais séria da citricultura na atualidade. 

No campo, os citricultores puderam aprender como controlar a população do inseto, com o mínimo de desperdício, reduzindo custos de produção e assegurando a sustentabilidade do pomar.

“Esse é o tipo de trabalho que só o Fundecitrus pode fazer. Quanto mais informações os produtores tiverem, mais preparados estaremos para frear o avanço do greening”, afirma Aquino.
Para ele, que tem mais de 20 anos de experiência em citros e está implantando um novo pomar na região de Ubirajara, a união dos citricultores é, cada vez mais, fundamental para evitar o crescimento das doenças de citros. “Temos que trabalhar com esse conceito de pulverizações regionais”, destaca.
José Carlos Oliveira, citricultor há oito anos, concorda. Ele já está colocando em prática os conhecimentos adquiridos no evento e realiza pulverizações em conjunto com os vizinhos em Lucianopólis, onde está localizado seu pomar.
“Esse trabalho é bom e importante. Aprendi muitas coisas sobre como regular corretamente os equipamentos. Foi muito útil”, diz.
No Dia de Campo, os citricultores aprendem, na teoria e na prática, como identificar e monitorar o Diaphorina citri¸ como regular os turbopulverizadores e ajustar os tamanhos das gotas, além de receber dicas sobre quais são os inseticidas indicados para a praga.
O Dia de Campo em Ubirajara foi o primeiro de doze eventos que percorrerão vários municípios citrícolas do Estado de São Paulo até o final de outubro. O próximo será realizado no dia 13 de maio, em Aguaí.
A programação completa e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 112155 ou pelo site: www.fundecitrus.com.br.
As informações são de assessoria de imprensa.

 

Agrolink
Fonte: http://www.agrolink.com.br/agrolinkfito/noticia/dia-de-campo-em-ubirajara-reune-mais-de-110-citricultores_128187.html