Notícias

Dia de Campo de Verão reúne cooperados em Mandaguari

24/02/2015

Com um olho nesta safra e outro no próximo plantio, os cooperados da área de ação da Cocari participaram do Dia de Campo de Culturas de Verão, que ocorreu nos dias 11 e 12 de fevereiro, no Centro Tecnológico Cocari, em Mandaguari. Cerca de duas mil pessoas visitaram o CTC, entre cooperados, colaboradores, expositores e parceiros da cooperativa. O evento serve de vitrine para que os produtores confiram as novidades tecnológicas para aumento da produtividade nas lavouras de soja e de milho, além da exposição de maquinários e implementos agrícolas.

Na abertura do evento, o presidente da Cocari, Vilmar Sebold, discorreu sobre a expectativa para esta safra. “Para nós é motivo de orgulho receber nossos associados em mais um dia de campo. Graças a Deus, nos últimos anos temos tido safra cheia em nossa região e dessa vez não será diferente, tirando aquela preocupação do início do plantio, quando tivemos uma estiagem que gerou muita apreensão. A safra está indo muito bem”, afirmou.

O presidente reforçou a necessidade de o produtor planejar bem a safra. “Estamos em uma época em que se antecipa cada vez mais o plantio de soja para se plantar milho safrinha, mas é preciso estar atento para colher a safra direito, não colocando em risco o resultado do ano da soja, que continua sendo a principal cultura da nossa região. Traz uma alegria do tamanho do mundo quando o produtor colhe bem, quando a nossa região como um todo vai bem”, declarou Sebold.

Parcelas expostas

Durante o dia de campo os produtores puderam conferir variedades de soja e híbridos de milho, que irão auxiliar os cooperados na escolha das variedades que irão plantar. Além das empresas parceiras e órgãos de pesquisa, o Departamento Técnico da Cocari (Detec) participou do dia de campo com dois estandes. O engenheiro agrônomo responsável pelo CTC, João Batista Gonçalves Dias da Silva, falou sobre as parcelas expostas pelo Detec, com foco no controle de pragas e no plantio antecipado da soja. “Neste momento as empresas estão lançando variedades de soja que são resistentes à lagarta. Essa soja tem resistência não a todas as lagartas, mas às mais importantes que estão no momento impactando a produção e são de difícil controle, entre elas, a falsa medideira”, frisou.

“Na outra parcela o Detec está abordando o plantio antecipado de soja, que é uma tendência muito forte, já que, em função do milho safrinha, o plantio da soja vem ocorrendo mais cedo, e com isso o produtor enfrenta dificuldade para encontrar a variedade que mais se adapta a esse novo sistema, pois a planta tem suas características genéticas e nem todas poderão ser utilizadas nessa situação”, explicou João Batista.

Os cooperados ainda puderam conhecer as novidades das empresas parceiras em produtos para controle de pragas e doenças, adubos foliares, maquinários e implementos agrícolas.

Foco na produtividade

O dia de campo é uma excelente oportunidade para que os produtores possam reciclar conhecimentos e conferir as inovações tecnológicas para aumento da produtividade, como salienta o gerente da Divisão Operacional da Cocari, Geraldo Semensato. “O objetivo é trazer o produtor para que ele possa conferir as novas tecnologias, que posteriormente serão aplicadas na propriedade para gerar aumento da produtividade e, consequentemente, maior resultado financeiro, com a diminuição dos custos fixos”, relatou.

Semensato reforça que o crescente uso da tecnologia é responsável pela permanência do produtor no campo, destacando a evolução considerável desde que começou a acompanhar o setor técnico. “Na época em que comecei a trabalhar na área técnica, quando se falava para um produtor que outro havia colhido 100 sacas por alqueire, esse produtor dizia que 100 sacas só davam na roça dos outros, não na dele. O comum era colher 70-80 sacas”, disse. “E hoje, devido à tecnologia aplicada na agricultura, os produtores estão falando em 200-205 sacas por alqueire, e não passou tanto tempo assim. A tecnologia fez com que tivesse um aumento de produtividade muito grande. Se nós tivéssemos ficado naquele patamar de 80-90-100 sacas, com o aumento nos custos para a implantação da lavoura, hoje estaria praticamente inviável ser produtor de soja”, complementou.

O gerente da Divisão Operacional declara que o dia de campo da Cocari vem crescendo ano a ano. “Os produtores têm buscado cada vez mais a tecnologia e têm implantado nas propriedades. O trabalho do pessoal do CTC, juntamente com a área técnica, tem feito com que o evento cresça, ganhe mais importância na região. As empresas também têm visto o dia de campo da Cocari como uma vitrine para que possam expor seus produtos”, reforçou Semensato.

Público feminino tem espaço garantido

As mulheres que participam do dia de campo recebem atenção especial da Cocari. Além de acompanhar as visitas nos estandes, as cooperadas e esposas de cooperados têm a opção de assistir a uma palestra ministrada especialmente para o público feminino, que ocorre pela manhã, na Associação Atlética Cocari.

Mas elas também se interessam muito pelos assuntos do campo, adquirindo conhecimentos para auxiliar na condução dos trabalhos. Para Celia Fátima Barssanello Gouvea, de São Pedro do Ivaí, é muito importante que a mulher também participe do dia de campo. “É muito bom participar, a gente sempre aprende alguma coisa, já que a tecnologia muda muito rápido. Eu sempre venho ao dia de campo. Um pouco de informação a gente leva para os maridos em casa, e o que leva para nós, é melhor ainda”, comentou. “A palestra foi maravilhosa, serviu para aumentar nossa autoestima, fazendo a mulher se valorizar mais. Vou levar muita informação daqui. A palestra foi muito divertida. A Cocari está de parabéns pelo evento”, complementou Celia.

Tânia Maia da Silva Vasques, de Ivaiporã, também participa sempre do dia de campo da Cocari. “Meu marido é associado e eu sempre venho com ele no dia de campo, além dos outros eventos promovidos pela cooperativa. Este evento é ótimo, traz bastante informação sobre tecnologias aplicadas na agricultura, várias inovações. Além disso, nós somos muito bem recebidos aqui”, disse. Ela também ressalta que gosta de ler o Informativo Cocari. “Sempre que meu marido pega o jornal da cooperativa eu gosto de ler, tem muitas dicas interessantes sobre o cuidado com o meio ambiente, como o uso de bicarbonato de sódio, e com a saúde, falando da necessidade do uso do protetor solar, tem bastante informação”, afirma Tânia.

Palestra desperta a força da mulher
Neste ano, a palestra direcionada às mulheres foi ministrada por Edilaine Maria de Castro, do Espaço Sou Arte, tendo apoio do Sescoop/PR. A palestra teve como intuito despertar nas mulheres a consciência de sua força e de sua responsabilidade no fortalecimento da cooperativa e do cooperativismo. A instrutora abordou os seguintes temas: A mulher através dos tempos; Mulheres destaques da história; Perfil da mulher contemporânea; Inimigos ‘número um’ da mulher; Importância de realizar boas escolhas; Metas, sonhos, objetivos; e Novas atitudes.

Nos dois dias, as mulheres que assistiram à palestra ainda concorreram ao sorteio de brindes e de uma transformação, com direito à maquiagem, ambos oferecidos pela equipe de O Boticário.

Fonte: Cocari