Curiosidades

Datas históricas do Café Expresso

1901: A primeira máquina de café expresso. Luigi Bezzera faz a primeira máquina de café expresso, a patente em seu nome chamava-se Tipo Gigante, a percursora a que somente se transformaria a tecnologia da máquina do expresso após quase cinqüenta anos .

1905: Desiderio Pavoni compra patente de Luigi Bezzera para poder também iniciar a fabricação desse produto. Outros como o Sr. Teresio Arduino também quer fabricar e funda a empresa Victoria Arduino, companhia que faria mais para espalhar a cultura adiantada do expresso do que qualquer outra com suas propagandas e toda a filosofia atrás da bebida.

1922: A Universal incorpora o negócio da máquina de expresso, e transforma-se logo no fabricante principal da máquina de expresso, com uma larga escala de produtos. O produto dispara no mercado nos anos de 1920 aos anos de 1930.

1927: Chega a América especificamente aos Estados Unidos da América a primeira máquina de expresso, instalada no estabelecimento de nome Regio’s Bar em NYC. Máquina de dois grupos ainda hoje em exposição. Novas fabricas de expresso vão surgindo como a La Marzocco fundada em 1927.

1929: Fundada a antiga fábrica de máquinas La Rancilio Officina Elettromeccanica, por Roberto Rancilio. Também entra no mercado de máquina de café expresso.

1932: A La San Marco lança seu modelo 900 que durante 10 anos fica ditando uma tendência mundial de design para o produto.

1936: É fundada a antiga fábrica Simonelli que depois fechou e reabriu anos depois com o nome Nova Simonelli com outros proprietários.

1946: O Sr Ernesto Valente e família funda a fábrica de máquina Faema. Hoje já de propriedade de outros investidores.

1947: Introdução revolucionária da Gaggia Crema Caffe no mercado de máquina de café expresso. A moderna máquina de expresso nos conceitos de hoje de café expresso.

1948: Outras empresas também introduzem no mercado máquina de expresso baseada nos modernos padrões de pressão. Inicia então o verdadeiro café expresso como nos dias de hoje o conhecemos.

1950: Muitas empresas como Elektra faz seu experimento com máquina expresso de pressão hidráulica e os fabricantes seguem a idéia adotada.

1956: Aparece no mercado a primeira máquina de expresso mais apropriada para uso domestico. Inovação do mercado utilizando alavanca com duplo pistão por grupo de máquina.

1958: Novas máquinas não produzidas especialmente para uso doméstico são apresentadas ao mercado, devido ao tamanho podem ser utilizadas para uso doméstico.

1961: A Faema fábrica Italiana de Milão apresenta ao mundo seu sistema revolucionário de expresso, chamava-se sistema E61 o primeiro sistema utilizando um trocador de calor (caldeirinho) em italiano “scambiatore”, para fazer o café expresso, e também usava uma bomba rotativa.. Esse sistema substituía então a alavanca de pressão utilizado para fazer o café expresso.

1966: Alfred Peet abre a primeira Peets Coffe em Berkeley, CA, que servira de inspiração para fundar a Starbucks quando visitando Seattlites.

1967: A CMA – Astoria entra no mercado de fabricação de máquinas de café expresso. Construção da primeira máquina de café expresso Astoria pela C:MA na pequena unidade produtiva fabril em Susegna (Itália), província de Treviso. Hoje líder mundial de fabricação de máquinas de café expresso profissionais.

1971: A Starbucks abre em Seattle a primeira Roastery.

1974: É introduzido o sistema de vapor instantâneo nas máquinas de café expresso podendo então ferver o leite instantaneamente.

1982: Fundada nos Estados Unidos da América a SCAA Specialty Coffee Advisory Board,

1983: Howard Schultz da Starbucks viaja para a Itália para conhecer a fundo a cultura do café expresso.

1985: Starbucks instala a primeira máquina de café expresso em um Shopping de Seattle.

1989: Começa a aparecer no mercado o café em sachê mono dose, “cialda” em italiano, e uma padronização de medidas para o café em sachê ,também chamada easy system de café expresso,.

1990: O Sistema de café sache mono dose espalha-se pelo mundo pela sua facilidade, padronização e higiene, conquistando o público em todo o mundo.

1991: Lançamento mundial, surge a primeira máquina automática de café expresso lançada pela Saeco especialmente desenvolvida para o uso doméstico e pequenos escritórios, uso não profissional.

1992: A primeira coleção de xícaras da Illy café, Illy collector cups com pinturas elaboradas por artistas famosos chega ao mercado.

1994: O café em sachê vira moda na Europa e nas residências dos italianos passa a ser um sonho de consumo, não mais pode faltar o café em sachê.

1997: Início das atividades da CMA – Astoria no Brasil. Chegam ao Brasil as primeiras máquinas de café expresso importadas da Italia.

2000: A CMA Astoria bate o recorde em numero de máquinas fabricadas, atingindo 24.600 máquinas de café expresso no ano.

2000: As máquinas Astoria obtém a certificação da norma ISO 9001, no maior grau da certificação, de design para pesquisa e desenvolvimento, produção e compra , venda e marketing administrativo, qualidade de controle após a venda e serviços. Sendo a primeira empresa de máquina de café expresso a obter a certificação “THE QUALITY ISO 9001”.

2001: Starbucks atinge 3,000 lojas instaladas mas incrivelmente nenhuma aberta na Itália.

2004: Novo recorde da CMA Astoria na fabricação de máquinas de café expresso perfazendo um total de 27.200 máquinas de café no ano.

Fonte: http://www.tudosobrecafe.com/