Curso de Podadora garante produtividade do café no sul de Minas

27/06/2018

Cafeicultores da cidade de Senador José Bento participaram, no Sítio São José, do curso de Podadora do Senar Minas. O treinamento foi organizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Pouso Alegre em parceria com a Secretaria de Agricultura de Senador José Bento e o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.

A podadora é um equipamento manual muito utilizado pelos pequenos produtores. No treinamento o aluno aprende técnicas corretas de operação, manutenção, esqueletamento do pé de café sem prejudicar o grão, a importância da utilização dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), além de orientações sobre cuidados e conservação do equipamento.

O instrutor do curso foi o engenheiro agrônomo João Paulo Mendes Puliti. “Aplicando as técnicas corretamente, o produtor garante uma maior produtividade da lavoura, redução de custos, controle de pragas e doenças e evita acidentes”, explicou.

De acordo com a mobilizadora Valdirene Pereira Lisboa, esse foi o primeiro curso do Senar Minas realizado no município. “A cidade tem apenas 2 mil habitantes. Por ser o primeiro curso, o município investiu em material para divulgação. Eles ficaram muito contentes, porque agora será possível fortalecer a economia local e proporcionar aos jovens oportunidades de trabalho no campo”, contou. A mobilizadora diz ainda que a comunidade espera que outros cursos possam ser realizados no município.

O aluno José Pessoa Nobre Neto conta que aprendeu muito: “Eu agora posso dizer que sei fazer uma manutenção, operação, colheita e uma poda corretas. Quero muito poder fazer outros cursos e melhorar cada vez mais o meu negócio; aumentar a produtividade. Isso valoriza o agricultor aqui da cidade”.

Fonte: FAEMG