Curso de piscicultura é oferecido no Cetam

25/07/2018

Conhecer as potencialidades da piscicultura, a cadeia produtiva, mercado, legislação e outros detalhes que envolvem esta prática agrícola são alguns dos objetivos do Curso de Piscicultura Criação que é oferecido no Centro do Treinamento de Agricultores de Montenegro (Cetam). O curso tem vagas para edições que ocorrerão de 10 a 14 de setembro e de 26 a 30 de novembro e as inscrições podem ser feitas pelos telefones (51) 3632-1261 (51) 9862-6687 ou através do e-mail ctmnegro@emater.tche.br.

O Cetam é coordenado pela Emater/RS-Ascar e na última semana, de 16 a 20/07, recebeu agricultores que fizeram o Curso Piscicultura Criação, totalizando 40 horas. Neste período, os participantes puderam conhecer diferentes aspectos da piscicultura como mercado, consumo, características do pescado, construção de tanques, qualidade de água, as principais espécies cultivadas no Estado, doenças e prevenção. Além da parte teórica, ministrada em sala de aula, os participantes contam com atividades práticas que incluíram testes de parâmetro de qualidade da água, biometria e despesca.

Ainda como parte do Curso de Piscicultura Criação foram realizadas visitas em duas propriedades rurais no município de Triunfo. Na primeira, foi possível observar o Sistema de Aquaponia, que integra a criação de peixes e produção de hortaliças, ou seja, a água adubada pelo peixe nutre as plantas por meio de irrigação, explica a Agrônoma da Emater/RS-Ascar em Nova Santa Rita, Caroline Kolinski de Lima. Na segunda propriedade rural visitada, do agricultor de Alexandre Bitello, os participantes conheceram sobre o policultivo de carpas em três tanques. Os tanques foram financiados pela Prefeitura e o projeto elaborado pela Emater/RS-Ascar.

O Curso de Piscicultura Criação foi ministrado por Carlos Roberto Vieira da Cunha, Carol Kolinski de Lima, João Sampaio, Rosane Rencke e Arnaldo Tiecker, da Emater/RS-Ascar.

Fonte: Emater – RS