Desperdício de Produção

Curso de Manejo básico da Irrigação na Cafeicultura

A água é um dos recursos mais valiosos do planeta, sendo um dos principais insumos para o desenvolvimento das plantas. Sem água a planta não absorve adubos, não cresce e não produz adequadamente. Uma planta de café, por exemplo, necessita absorver cerca de 500 kg de água para produzir apenas 1 kg de massa seca de café!

Irrigação não é apenas a aplicação de água nas plantas. Se a quantidade de água for menor que a necessária, a planta terá seu desenvolvimento e produção comprometidos, enquanto que se a quantidade for acima da necessidade, haverá desperdício de água, adubos e energia, além de provocar a erosão dos solos. Em resumo: irrigação é uma técnica que se aplica o mínimo de água para o máximo desenvolvimento das plantas.

Neste ano de 2010, o município de Patrocínio enfrentou um longo período de seca aumentando muito a procura da técnica de irrigação por produtores da região. Sendo a produção de café a principal atividade do município, o UNICERP, através do curso de Agronomia, promove um curso sobre irrigação para a cultura do café.

Fonte: http://www.agrolink.com.br/noticias/curso-de-manejo-basico-da-irrigacao-na-cafeicultura_122455.html