Suinos

Curso de Cortes Finos de Carne Suína acontece pela primeira vez em MT

09/02/2017

Embora disponível há algum tempo no portfólio de cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), o treinamento de Cortes Finos da Carne Suína é uma novidade de 2017. Neste mês e no próximo serão as primeiras vezes que a capacitação acontece no estado, solicitadas por produtores de Arenápolis e Juína, para ser realizada em conjunto com os Sindicatos Rurais dos dois municípios. A expectativa é que o interesse aumente a partir de agora, tendo em vista que o mercado suíno tem crescido em Mato Grosso, tanto de produção como de consumo.

“O interesse por esse curso é, de pronto, o alto consumo da carne de suíno na região. Temos várias granjas por aqui produzindo carne com alta qualidade. A procura por suíno é muito grande, principalmente pelo corte de picanha, que é uma carne bastante gostosa. Não tenho dúvida de que esse treinamento vai ser muito útil pra quem vende e consome a carne suína”, ponderou o presidente do Sindicato Rural de Juína, José Lino Geraldo Martins.

De acordo com a Associação Mato-grossense de Criadores de Suíno, há mais de 2,5 milhões de cabeças de no estado. O médio norte detém a maior concentração – 575 mil, segundo informação do Instituto Mato-grossense de Defesa Agropecuária (Indea). O oeste vem em segundo lugar (548 mil) – região em que está Arenópolis e bem próxima a Juína – e o nordeste, em terceiro (463 mil).

Nos últimos três anos, a partir de 2013, o rebanho mato-grossense de suínos cresceu cerca de 25%, de 1,85 milhão de cabeças para as atuais 2,5 milhões. Já são 414 granjas comerciais no Estado, que, assim como a tendência nacional, vem ampliando o consumo interno de carne suína. Em 2000, o brasileiro comia, em média, 8 quilos dessa carne por ano. Hoje, são 16 quilos e, apenas em Mato Grosso, 12 quilos por pessoa/ano.

Portfólio – Além da novidade do curso de cortes finos, O SENAR-MT ainda oferece o treinamento em Transformação Caseira de Produtos de Origem Animal em Embutidos e Defumados de Carne Suína, com 24 eventos previstos, e duas Vitrines da Carne Suína, que acontecem durante a programação das feiras Show Safra (23.03), em Lucas do Rio Verde, e Parecis Super Agro (11.04), em Campo Novo do Parecis, conforme o planejamento para o primeiro quadrimestre. Durante 2016, foram 21 vitrines da carne suína realizadas.

Outras formações profissionais rurais previstas para o mesmo período na cadeia dos suínos são PNDS (Programa Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura) – Maternidade e PNDS – Manejo de Recria e Terminação. Ao todo, o SENAR-MT tem mais de 40 treinamentos na cadeia da suinocultura.

Fonte: Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural