Curiosidades

Curiosidades sobre as flores

A menor flor do mundo é a da Galinsoga parviflora – uma espécie de erva daninha –, com 1 milímetro de comprimento e 03, de largura.

A mais conhecida flor gigante é a Titan arum. Um exemplar pode medir até 3 metros. Popularmente chamada de Flor-cadáver, a Titan arum desabrocha a cada seis ou nove anos e possui um cheiro insuportável.

A planta que leva mais tempo para florir é a Corypha umbraculifera, uma espécie de palmeira hermafrodita do Sri Lanka, cuja florada ocorre a cada 80 anos.

Existem mais de 50.000 espécies de orquídeas – só no Brasil são mais de 3.500 espécies.

Você sabia que a baunilha é extraída de uma orquídea do gênero Vanilla? E que é por isso que baunilha é chamada de vanilla em alguns países?

Sabia que foram encontrados fósseis de rosas de mais de 25 milhões de anos? As rosas, portanto, podem ser mais antigas do que a espécie humana.

Um dos maiores exportadores de flores da antiguidade foi o Egito.

Os romanos gostavam tanto de rosas que utilizavam esse tipo de flor em quase todas as suas cerimônias. Diz-se que plantavam mais rosas do que comida.

A antiga Grécia cultivava rosas, lírios e jacintos, entre outras. No entanto, a flor predileta do gregos era a violeta.

Uma das flores mais populares na Idade Média era a calêndula. Cultivada em hortas, ela era usada como corantes de caldos, manteiga, queijo e bolos.

Por falar em flores comestíveis, confira algumas espécies que caem bem no prato (e no estômago): amores-perfeitos, begônias, rosas, jasmins, lavandas, petúnias, cravos e dentes de leão.

Por falar em flores comestíveis, evite as perigosas azaléias, espirradeiras, narcisos e lírios do vale, entre outras. Para não ter problemas, procure informações sobre flores venenosas em livros de receita ou internet.

Em relaçãos às rosas, elas são usadas em sorvetes, geléias e doces. Servem também de aromatizante em saladas em vinhos.

Fonte: http://maisquecuriosidade.blogspot.com/2011/08/curiosidades-sobra-as-flores.html