Variedades

Cultivares de soja nacionais beneficiam agricultores

09/02/2015

A Faculdade Integrado de Campo Mourão esteve, durante os dias 02 e 06, no Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), expondo suas cultivares de soja denominadas de INT, que faz parte das pesquisas e produtos desenvolvidos pelo programa de melhoramento genético institucional.

De acordo com o professor Lucas Silvério, responsável pelo programa de melhoramento genético, a feira é uma vitrine tecnológica, sendo importante a participação da Faculdade Integrado no evento. “É uma oportunidade de nos fazermos conhecidos, visto que grande parte dos expositores do Show Rural é multinacional. Participar da feira garante à Faculdade Integrado credibilidade e visibilidade, pois o agricultor pode ver nossas cultivares de soja ao lado da concorrência e podemos mostrar que nossas pesquisas e produtos estão em pé de igualdade”, afirma.

O professor explica que um dos diferencias do INT é que se trata de uma faculdade e não uma empresa, além de ser nacional. “Hoje nós somos uma das únicas empresas de capital nacional de genética em plantas, o restante é de capital internacional, multinacionais. Nossas cultivares são bem competitivas e atendem ao mercado”, salienta.

As cultivares de soja INT estão em diversos estados, como PR, SC, SP, RS, MG, GO. No ano de 2014, as cultivares foram semeadas em torno de 25 mil hectares. Para Lucas, a disseminação dos produtos INT e do programa de melhoramento genético dão visibilidade não só à instituição mas à cidade de Campo Mourão. “Colocamos o município num pólo de pesquisa, atraindo pessoas de outras regiões. As atenções se voltam para cá, porque a INT e a Faculdade Integrado são conhecidas no cenário nacional. Vale lembrar que são poucas instituição de ensino que investem em pesquisa como nós, tanto faculdades públicas quanto particulares”, destaca.

Fonte: Agrolink