Variedades

Cultivares de soja da TMG são as mais plantadas no Cerrado

07/08/13
As cultivares da Tropical Melhoramento & Genética, TMG, são as mais plantadas nas culturas de soja no Cerrado brasileiro. De acordo com números levantados pela Kleffmann Group (empresa líder em pesquisa agrícola) da última safra 12/13, 29% da área plantada no Cerrado é com materiais da empresa. Para o Supervisor de Desenvolvimento de Mercado no MT, Adalberto Basso, este resultado se deve em grande parte ao posicionamento da TMG. “Desenvolvemos um trabalho sério, focado na solução dos problemas do produtor. Quando lançamos uma nova cultivar, estamos atendendo a um pedido coletivo dos agricultores. As equipes da TMG estão no campo, posicionando cultivares, ouvindo os produtores, sempre com ações responsáveis ao lado dele”, destaca.

Esses números refletem a confiança que o produtor vem depositando na TMG nos últimos anos. No Mato Grosso, com o lançamento de novas cultivares ano a ano, o índice de área plantada vem aumentando.  Saltou de 27% na safra 09/10 para os atuais 45%. No Cerrado o número passou de 19% para 29%. A credibilidade que a TMG possui perante o mercado é um dos pilares desse crescimento. Para o supervisor, detalhes como a preocupação com problemas regeionais fazem toda a diferença. “É o caso das cultivares de ampla resistência a nematoides de cisto que foram lançadas para a região do Parecis, onde a perda de produtividade é preocupante”, completa.

Os materiais de soja mais plantados no Mato Grosso e Cerrado são TMG 132 RR, que alcançou uma média de 63 sc/ha em em determinadas áreas. Basso explica que é uma produtividade boa se “considerarmos todas as adversidades climáticas que atingiram a última safra”. Outra cultivar bastante semeada é a TMG 1179 RR. “Essa última é uma das mais produtivas dentro do seu ciclo. Sendo uma importante cultivar para o produtor que planta milho 2° safra”, explica o supervisor.

Para os próximos anos, os produtores não só do Mato Grosso, mas também do Brasil podem esperar muitas novidades e ferramentas importantes para o aumento da produtividade. “A tecnologia Intacta RR2 PROTM para a soja, resistência à ferrugem asiática, WS para o algodão e ainda novo mercado com híbridos de milho são as apostas da TMG para um sucesso ainda maior do produtor”, finaliza Basso.

 

Fonte: Agrolink