Criação de Valor Compartilhado

CRIAÇÃO DE VALOR COMPARTILHADO: O CASO WEG Morais, Neto,Siqueira de; Pereira, Maurício Fernandes; Neis, Dyogo; Moritz, Gilberto de Oliveira

Data: 2014-01-13

Resumo:

A pressão da sociedade sobre as empresas está aumentando, com isso algumas organizações tem a chance de gerir de forma inovadora e criar valor compartilhado para seus investidores e para a sociedade concomitantemente. A WEG é um exemplo, ela vem alcançando resultados significativos ao longo de sua história, seu crescimento progressivo e sustentado ocorreu com base nos conceitos da Criação de Valor Compartilhado. O objetivo principal deste estudo foi analisar como a WEG promove a Criação de Valor Compartilhado na região Nordeste do Estado de Santa Catarina. A pesquisa se caracteriza como estudo de caso e os métodos utilizados incluem pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, observação sistemática, entrevistas com roteiro semiestruturado e triangulação dos dados. O processo metodológico consistiu-se em: definir o negócio principal da companhia, verificar os pontos de intersecção entre a empresa e as questões sociais e identificar a existência de dimensões sociais para proposição de valor. Os resultados indicaram que a WEG está trabalhando nos três níveis de Criação de Valor Compartilhado. Além disto, constatou-se que a WEG conecta o seu core business a quatro dimensões sociais: eficiência energética, energias renováveis, produtos elétricos para cuidado humano e educação técnica relacionada à eletricidade

Mostrar registro completo

Fonte: https://repositorio.uninove.br