Reprodutivo

Criação de Peixes em Arrozais

Os arrozais têm muitos alimentos naturais para os peixes. Esta é uma das vantagens de se cultivar arroz juntamente com a criação de peixes.

Os peixes ajudam o agricultor ao comerem ervas daninhas e insectos na plantação de arroz. O estrume de peixe fertiliza e aumenta a produção de arroz.

Custa muito pouco manter peixes no seu arrozal. Você pode até mesmo economizar dinheiro porque ao criar peixes no seu arrozal, se reduz a necessidade de caros pesticidas e fertilizantes.

Criar peixes em arrozais não é uma idéia nova. Peixes como o peixe-gato e o peixe da lama costumavam viver naturalmente em arrozais. Seus avós poderão mesmo lembrar-se de pescar estes peixes.

Fazendo um viveiro

Você vai precisar de um viveiro próximo do arrozal para que os peixes tenham um lugar para ir quando se colher o arroz ou quando houver falta de água.

Escolha uma área do arrozal que retenha a água. Este é geralmente o local mais baixo do arrozal.

O seu viveiro deve ter cerca de 6 metros quadrados e cerca de 1m de profundidade. Desnivele os lados do viveiro para ajudar a evitar a erosão.

Quando cavar o viveiro, adicione solo às suas margens para ajudar a evitar que ele transborde durante chuvas fortes.

Um lado do viveiro deve abrir para o lado do arrozal. Desta forma, os peixes podem nadar para dentro e para fora do viveiro, e o viveiro serve como um refúgio para os peixes quando o nível da água estiver baixo.

Quando drenar o arrozal para a colheita, faça isto lentamente para dar tempo para os peixes poderem voltar ao viveiro.

Quando o arrozal estiver drenado, todos os peixes estarão no viveiro e poderão ser recolhidos com facilidade. Se os peixes ainda não estiverem suficientemente grandes para consumo, pode alimentá-los no viveiro até que o arrozal esteja pronto para ser usado novamente.

Os peixes cavam e nadam ao redor das plantas de arroz, procurando comida. Se você acabou de transplantar suas mudas de arroz, espere cerca de dez dias a três semanas antes de colocar os peixinhos no arrozal.

Desta maneira, as plantas de arroz transplantadas estarão bem estabelecidas e os peixinhos não poderão prejudicá-las.

Adaptada de DCFRN Notes No. 35

http://www.uov.com.br/biblioteca/84/criacao_de_peixes_em_arrozais.html