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Cotraoca: fiscalização do tacógrafo é desnecessária e abusiva

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O presidente da Cooperativa dos Transportadores Coletivos de Passageiros e Cargas do Oeste Catarinense (COTRAOCA), Sérgio Utzig, menciona como exemplo a vistoria dos tacógrafos feita, nesta semana, na BR-101, nos caminhões que passaram pelo posto da PRF, em Barra Velha. Cerca de 200 veículos com cargas sólida e comum, com final de placa 0, 1, 2, 3 e 4, foram parados por fiscais do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Os de carga tóxica foram parados independentemente do número da placa.

“Os caminhões são aferidos nas fábricas, são monitorados por satélite, são submetidos a toda sorte de controles, por isso, essa abordagem é desnecessária e absurda”, expõe Utzig.

Lembra que os transportadores pagam pelos controles criados pelo Inmetro uma taxa anual de 149,00 reais. Dessa forma, os 2,6 milhões de caminhões geram cerca de 387 milhões de reais ao ano, recolhidos ao Inmetro.

O dirigente reclama da insensibilidade do Congresso Nacional em aprovar a criação de tributos insuportáveis para o transporte rodoviário e outros setores da economia. Critica os deputados e senadores que “vivem no mundo da fantasia, em Brasília, desconhecendo as mazelas do Brasil real que sofre com o irresponsável aumento da tributação”.

O episódio de Barra Velha foi a quarta blitz do Inmetro realizada no Estado este ano. Por isso, o presidente da Cotraoca acredita que o objetivo de ações desta natureza apenas é tirar dinheiro dos transportadores.

De acordo com a imprensa catarinense, na abordagem, os fiscais pediam a documentação do veículo e o certificado de aferição do tacógrafo. Este, entretanto, não é um documento obrigatório e a situação de regularidade do veículo é feita pela placa.

O tacógrafo é obrigatório em veículos de transporte de cargas, de passageiros e escolar – com mais de dez lugares – e que tenham peso superior a 4,536 toneladas.

MB Comunicação

Fonte: http://www.agromundo.com.br/?p=20623