Notícias

Copercampos oferece palestra sobre manejo de percevejo

13/02/2015

Nessa quinta-feira (12) a Copercampos em parceria com a ADAMA realizou palestra com o pesquisador Silvestre Bellettini sobre Manejo de Percevejo no Sistema Produtivo. Cerca de 35 produtores associados participaram do encontro que foi realizado na Associação Atlética da cooperativa.

Na oportunidade Bellettini falou da importância de se fazer manejo e vistoriar a lavoura. “Os percevejos representam um dos principais grupos de insetos na cultura da soja. Nos últimos anos os danos causados pela incidência de percevejos está ficando cada vez maior nas áreas plantadoras de soja no Brasil. Além da cultura da soja nas últimas safras a incidência da praga também aumentou nas culturas de trigo e milho, onde temos a presença do inseto praticamente o ano todo nas culturas. Os percevejos podem causar danos de até 20%, sendo que os ataques ocorrem desde a fase de formação das vagens (R3) até a maturação fisiológica (R7)”, explica o pesquisador Silvestre Bellettini.

Os percevejos podem causar diversos tipos de danos na cultura. Na planta os principais danos são a transmissão de doenças e a indução de um distúrbio fisiológico que mantém as plantas verde o que causa problemas na colheita.

Outro problema é o dano na produção de sementes, afetando a germinação e vigor do lote de sementes, para tanto, o monitoramento e controle devem ser constantes.

Também estiveram presentes no evento, os Engenheiros Agrônomos da Copercampos, Fabricio   Jardim Hennigen, Marcos Schlegel e Solimar Zotti, além do Gerente Técnico e Insumos, Edmilson José Enderle (Chú) e o representante de vendas da empresa ADAMA, João Bosco Petry.

Fonte: Copercampos